NATUREZA: Chapadas brasileiras têm chamado a atenção dos viajantes

Veadeiros, Diamantina ou Guimarães? Conheça as características peculiares de cada uma e decida qual é o seu destino “chapadeiro” para a próxima viagem

NATUREZA: Chapadas brasileiras têm chamado a atenção dos viajantes

Foto: Divulgação

Matas verdes, cachoeiras, diversidade de animais e paisagens paradisíacas: esses são alguns elementos que compõem as Chapadas espalhadas pelo Brasil. Mas, apesar de serem grandes destinos naturais e terem características em comum, essas gigantes do turismo também tem atrativos que vão além da fauna e da flora.
 
A Agência de Notícias do Turismo trouxe algumas características peculiares de três grandes Chapadas nacionais: Diamantina, Veadeiros e Guimarães. Faça as malas e embarque nesta viagem para descobrir qual Chapada é a sua cara!
 
 
NA NATUREZA SELVAGEM - Começamos o tour “chapadeiro” por ela, aquela que encanta o coração dos aventureiros. O Parque Nacional da Chapada Diamantina entra para a lista como um destino “roots” (rústico, raiz) a ser desbravado por aqueles que amam a diversidade de fauna e flora. O Parque fica localizado na Bahia e possui 152 mil hectares. O relevo é formado por uma cadeia montanhosa, sendo acessado pelas cidades de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.
 
 
O brilho da Chapada Diamantina também reflete em seu nome, que tem como origem a descoberta de jazidas de diamantes encontradas na região no século 19. Diversas trilhas utilizadas hoje pelos turistas são resultado dessa busca por materiais preciosos no passado. Há quem diga que ainda é possível encontrar diamantes por lá. Será? Só “desbravando” para saber. Ficou na dúvida se essa é a sua Chapada? Aí vai um resuminho para ajudar:
 
 
Características:
 
  • Tipo: Aventura
  • Material: diamante
  • Bioma: Caatinga
  • Um dos animais protegidos: tamanduá-bandeira  
  • Estados: Bahia
  •  
 
VIAGEM ASTRAL – Se o seu perfil é estar imerso em uma natureza repleta de histórias de outro mundo, a sua Chapada é a dos Veadeiros. Localizada no estado de Goiás, o Parque Nacional protege 240.611 hectares do bioma Cerrado e recebe turistas apaixonados por uma paisagem exuberante em meio ao coração do Brasil. Os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante são os mais conhecidos como porta de entrada desse paraíso místico.
 
 
O Parque reúne atrativos que possibilitam experiências na natureza, como caminhada, travessias, observação de aves, atividades com fins educacionais e científicos, campismo, escalada, canionismo e diversas outras práticas esportivas.
 
 
Por lá, além de renovar as energias com o verde da mata e o colorido das flores, o visitante “zen” vai poder vivenciar experiências espirituais e de autoconhecimento. É que a Chapada dos Veadeiros é conhecida por ter se tornado casa, a partir da década de 1980, de pessoas com objetivo de buscar uma vida menos estressante e com mais contato com o natural. Veadeiros é conhecida também por histórias de aparições extraterrestes e por estar situada em uma placa imensa de quartzo, o que torna a região brilhante quando vista do espaço, atraindo energia cósmica.
 
 
Características:
 
  • Tipo: Espiritual
  • Material: quartzo
  • Bioma: Cerrado
  • Um dos animais protegidos: lobo-guará
  • Estados: Goiás
 
 
TEMPO DAS CAVERNAS – O turista curioso e apaixonado por história tem destino certo: Chapada dos Guimarães. Já pensou estar imerso em uma paisagem que mais parece uma pintura e ainda poder apreciar, de pertinho, a história da humanidade e do Planeta Terra?
 
 
O Parque Nacional dessa Chapada está localizado no estado de Mato Grosso, nos municípios de Cuiabá e de Chapada dos Guimarães. O local é caracterizado por ter sido casa de dinossauros há 64 milhões de anos e por ter catalogado 46 sítios arqueológicos em seus quase 33 mil hectares de área. Por lá, estão gravadas inscrições rupestres e pinturas feitas por antepassados.
 
 
O Parque também é considerado um verdadeiro museu a céu aberto, onde foram encontrados ossos de dinossauros, fósseis de inúmeros outros animais e conchas, entre outras preciosidades da história.
 
 
Características:
 
  • Tipo: História
  • Material: fóssil
  • Bioma: Cerrado
  • Um dos animais protegidos: codorna-buraqueira
  • Estados: Mato Grosso
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS