TURISMO HISTÓRICO: Viaje no tempo na Praça Marechal Rondon

A praça é a mais antiga do estado e foi idealizada e construída na década de 1930, por Aluízio Ferreira

Para alguns, ela é a Praça do Baú. Para outros, ela é um mero ponto de ônibus. Seja como for, a Praça Marechal Rondon faz parte da história de Porto Velho (RO). 
 
 
Situada no encontro das avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, no centro da capital, a praça é um marco turístico da cidade. A praça é a mais antiga do estado e foi idealizada e construída na década de 1930, por Aluízio Ferreira (que também é responsável pela nacionalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré).
 
 
A praça já foi cenário de visita presidencial, recebendo JK e Getúlio Vargas, e recebeu seu nome para homenagear o patrono do estado, Cândido Rondon (que na época de construção, ainda não era marechal). 
 
 
Rondon foi um militar natural de Mato Grosso, mas era rondoniense de coração. Foi líder das expedições desbravadoras no oeste do Brasil e o responsável pela instalação de sistemas de telégrafos no Vale do Guaporé. 
 
 
 
Anteriormente, a praça era porta de entrada do Fórum Ruy Barbosa, prédio que funcionou como Palácio da Justiça de 1949 até sua demolição em 1980. A praça também abrigou o Cine Teatro Resky, que era ponto de encontro da juventude da capital na década de 1950.
 
 
Hoje, apesar de apresentar sinais de negligência, a praça continua fazendo parte do cotidiano da comunidade.
 
 
A fonte que abriga o busto de Marechal Rondon pode não ter mais água, peixes ou tartarugas, mas continua servindo como colírio para os olhos daqueles que permitem vislumbrar um pedaço do passado, e da história do município.  

Galeria de Fotos da Notícia

TURISMO HISTÓRICO: Viaje no tempo na Praça Marechal Rondon

TURISMO HISTÓRICO: Viaje no tempo na Praça Marechal Rondon

TURISMO HISTÓRICO: Viaje no tempo na Praça Marechal Rondon

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS