DÚVIDA: São Paulo x Madrid: Qual capital visitar?

DÚVIDA: São Paulo x Madrid: Qual capital visitar?

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da Internet

Duas cidades conhecidas mundialmente por sua importância econômica e cultural, São Paulo e Madrid são capitais visitadas anualmente por milhões de turistas. De um lado temos a quinta cidade mais populosa do mundo, um dos principais centros financeiros do Brasil e que mantém a gastronomia como parte atrativa do turismo.
 
Do outro lado do oceano, temos a capital da Espanha com seu famoso acervo de arte e sua rica história representada pelos seus monumentos. Qual escolher? A verdade é que se pode encontrar voos São Paulo - Madrid por bons preços, então aqui vai uma lista do que visitar em cada cidade.
 
 
SÃO PAULO
 
Beco do Batman
 
No coração do bairro de Vila Madalena, o famoso beco recebeu esse nome quando por volta de 1980, o grafite do Batman apareceu em uma das suas paredes. A partir daí, estudantes de arte começaram a colorir os muros da região transformando este beco em um ponto turístico da cidade. Vale ressaltar que o Beco do Batman conta com uma curadoria e recebe novas obras cada mês. Então, as obras que você talvez já tenha visto em fotos podem ter sido apagadas e substituídas por um novo grafite, o que rende fotos inéditas.
 
 
Pinacoteca do Estado de São Paulo
 
Construído no final do século XIX, a Pinacoteca de São Paulo abriga um dos maiores acervos de arte brasileira. O prédio, com seus tijolos aparentes e sua arquitetura marcante, é uma obra de arte a parte. Obras dos artistas Eliseu Visconti, Portinari e Anita Malfatti podem ser vistas nessa visita. Os ingressos podem ser comprados online e aos sábados, há visitação gratuita.
 
 
Bairro da Liberdade
 
São Paulo abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão e este bairro representa bem a forte imigração asiática que a cidade recebeu. Culinária, lojas com artigos orientais e decoração fazem da Liberdade um ponto turístico a ser visitado. O bairro também abriga o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
 
 
Mercado Municipal de São Paulo – Mercadão
 
Lar do tradicional sanduíche de mortadela, o Mercadão é o lugar para provar aquela fruta diferente. Projetado por Felisberto Ranzini, o prédio conta com vitrais e uma cúpula que o faz se destacar pela parte arquitetônica. A variedade da gastronomia que pode ser encontrada lá vai desde o lanche mais simples a receitas gourmet.
 
 
MADRID
 
Puerta del Sol
 
Uma das praças mais famosas de Madrid, a Puerta del Sol abriga o quilômetro zero das principais rodovias da Espanha, além do símbolo da cidade: a estátua de bronze de um urso chamada “El Oso y El Madroño”. É também neste local que os madrilenos se reúnem no dia 31 de dezembro para dar boas-vindas ao ano novo após as badaladas do relógio da Real Casa de Correios.
 
 
Palácio Real de Madrid
 
Construído após um terrível incêndio destruir a sede da corte anterior, o palácio real de Madrid foi moradia oficial da família real da Espanha, sendo o Rei Carlos III o primeiro a residir. Atualmente o rei Filipe VI não mora no local, utilizando o palácio apenas para cerimônias e eventos oficiais na capital. A visitação, que conta com um auxílio de um guia em áudio disponível em português, o faz viajar pela história da Espanha por meio das luxuosas salas, prataria, trono real, dentre tantas outras coisas. Na primeira quarta-feira de cada mês (exceto em janeiro, agosto e setembro), ao meio dia, ocorre a troca da guarda solene. Até os dias de hoje, este ritual é feito com a presença de mais de 400 pessoas e 100 cavalos, assim como na época dos reis Afonso XII e Afonso XIII.
 
 
Museu do Prado
 
Madrid abriga museus muito importantes para a história mundial. O Museu do Prado está na lista. Abrigo de obras de arte valiosíssimas, em sua sua coleção de pinturas espanholas, francesas, flamengas e alemãs encontramos artistas como Velázquez, El Greco e Luis de Morales.
 
 
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía
 
Nomeado em homenagem à rainha consorte Sofía, apresenta obras renomadas de Salvador Dalí, Joan Miró e Juan Gris. A sua principal atração é o El Guernica, um dos mais importantes quadros do pintor Pablo Picasso, no qual este recorda a dor das vítimas do bombardeio de Guernica no dia 27 de abril de 1937, durante a guerra civil espanhola.
 
 
A Combinação Perfeita: São Paulo e Madrid
 
Agora, imagine poder combinar essas experiências, explorar a efervescência artística de São Paulo e, em seguida, se perder nas ruelas históricas de Madrid. A diversidade de culturas, sabores e histórias cria um itinerário enriquecedor que pode transformar sua viagem em uma jornada única.
 
Embarcar em uma jornada que une São Paulo e Madrid é como explorar dois mundos distintos, cada um repleto de encantos e experiências únicas. As opções são tão diversas que escolher entre essas duas cidades parece quase uma tarefa impossível. A verdade é que, ao invés de decidir, por que não considerar a possibilidade de vivenciar o melhor dos dois destinos?
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS