CARTEIRA DO IDOSO: Como solicitar para viagens gratuitas ou descontos em passagens interestaduais

CARTEIRA DO IDOSO: Como solicitar para viagens gratuitas ou descontos em passagens interestaduais

Foto: Reprodução / Internet

Os idosos com idade igual ou superior a 60 anos terão um benefício extra para celebrar hoje. O benefício em questão é a Carteira do Idoso, um documento oficial emitido pelo governo que dá direito a gratuidade ou descontos em passagens interestaduais. Esse documento tem validade de dois anos e para solicitar é preciso comprovar uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos – atualmente, a base de R$2.800.
 
Como Funciona a Carteira do Idoso?
 
Este conveniente documento é conhecido por lei como a Carteira da Pessoa Idosa e está vinculado à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Quem mais se beneficia deste recurso são os aposentados e beneficiários do INSS.
 
O principal uso desta carteira é garantir gratuitamente ou com desconto passagens para viagens entre estados. Ela é reconhecida em todo o território nacional e todas as empresas de transporte são obrigadas a aceitá-la.
 
Quem tem direito à Carteira do Idoso?
 
A Carteira do Idoso pode ser solicitada por pessoas com 60 anos ou mais que não possuem comprovante de renda ou que recebem até dois salários mínimos. Para isso, é necessário que o idoso esteja registrado no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas do Governo Federal. Caso a pessoa ainda não esteja cadastrada, será necessário entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para concluir o cadastro.
 
Processo para emitir a Carteira do Idoso
 
A obtenção da Carteira do Idoso através da internet é um processo rápido e fácil. Aqui está um guia passo a passo para solicitar a sua:
 
- Selecione a opção “emitir carteira”
- Faça login na sua conta gov.br e confirme a sua identidade. Caso ainda não possua uma conta, será necessário criar uma nova
- Faça o pedido da Carteira do Idoso: após o login, autorize o uso de seus dados e selecione a opção “emitir carteira de pessoa idosa”. Pronto, agora é só imprimir ou salvar a carteira no celular ou computador
 
Se preferir fazer todo o processo pessoalmente, também é possível solicitar a Carteira do Idoso diretamente no CRAS mais próximo. Para isso, precisará levar um documento de identidade com foto, o CPF e o número do NIS.
 
O tempo de espera pela carteira pode levar até 45 dias se ela for emitida através do CRAS. Lembre-se, a validade é de dois anos e, na antecipação ao vencimento da carteira, uma nova deve ser solicitada.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS