CAOS AÉREO: Representantes da advocacia criticam ‘desjudicialização’ em Rondônia

Advogados denunciam que houve mudança das decisões depois de “pressão” das aéreas ao Judiciário; com as ações improcedentes, rondonienses deixam de buscar seus direitos

A Ordem dos Advogados Brasil (OAB), seccional Rondônia, realizou na última sexta-feira (08) uma audiência pública para debater “A exigência de procurações atualizadas e comprovantes de residências por juízes".

 

O evento foi organizado pelo conselheiro federal da OAB, Alex Sarkis, e contou com a presença dos juristas Walter Moura, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB e Marcello Terto, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Na abertura, Sarkis registrou a presença e passou a palavra ao advogado especialista em direito do consumidor, Gabriel Tomasete, que resumiu a problemática do caos aéreo em Rondônia – falta de voos e preços exorbitantes - e finalizou registrando que Rondônia sofre hoje uma campanha de “desjudicialização” forçada, que tem barrado o acesso dos cidadãos à justiça.

 

 

“Litigância Predatória”

 

Advogados ouvidos pela reportagem manifestaram indignação por terem sido taxados nacionalmente de “predadores” e “abutres” pela Azul Linhas Aéreas e por alguns juízes, que a eles atribuem a culpa por um suposto “excesso de judicialização” em Rondônia.

 

Ao abordar o assunto litigância predatória, Moura afirmou que se trata de "um discurso que foi empacotado e vendido e agora está sendo oferecido e isso está sendo consumido pelos centros de inteligência dos tribunais para fechar a porta da advocacia e da cidadania brasileira".

 

 

Captura do Judiciário

 

O segundo palestrante, Marcelo Terto (CNJ), referiu-se aos "grandes litigantes" como sendo as grandes empresas que sobrecarregam a justiça de processos por praticarem lesões aos consumidores em larga escala.

 

Terto foi contundente ao registrar que "eles (grandes litigantes) já capturaram todas as instâncias de regulação administrativa, Procon, agências e agora querem capturar de vez o Judiciário".

 

Azul é uma das companhias aéreas que tem sistematicamente retirado voos de Rondônia e critica excesso de processos de passageiros - Foto: Divulgação/Azul Linhas Aéreas

 

Dados distorcidos

 

Terto finalizou dizendo que se entristece ao saber que os relatórios manipulados levados pelos grandes grupos econômicos ao Judiciário são feitos por colegas advogados, referindo-se a um raro "nicho de mercado".

 

Já Moura afirmou que esses advogados e professores que agem para empresas aéreas e outros grandes litigantes têm desvirtuado o termo litigância predatória no próprio meio jurídico, por meio de artigos publicados em sites como Migalhas, Conjur e Jota.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS