RECONHECIMENTO: Praça e sítio arqueológico viraram patrimônio histórico de Porto Velho

Museu e caverna também foram reconhecidos

RECONHECIMENTO: Praça e sítio arqueológico viraram patrimônio histórico de Porto Velho

Foto: Praça Marechal Rondon foi inaugurada em 1940 - Júlio Carvalho/Arquivo Pessoal

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovou leis reconhecendo vários locais como patrimônio histórico e cultural do município, uma medida importante para preservar a rica história da cidade.

 

Entre os locais reconhecidos estão o Palácio Presidente Getúlio Vargas, a Praça Marechal Rondon, o Memorial Jorge Teixeira e o Prédio da UNIR Centro, todos situados na região central da capital.

 

Além desses, a Serra da Muralha, um sítio arqueológico na divisa com o Amazonas, a Paleotoca de Vista Alegre do Abunã e o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino, localizado na zona Leste da cidade, também receberam reconhecimento pela sua importância histórica e cultural.

 

Essas medidas querem não apenas proteger o patrimônio histórico, mas também proporcionar aos moradores e visitantes a oportunidade de conhecer e apreciar a história e a cultura de Porto Velho.

 

Palácio Presidente Vargas, hoje Museu da Memória Rondoniense (MERO) - Foto: Ésio Mendes/Secom - Governo do Estado

 

Por exemplo, o Palácio Getúlio Vargas, construído a partir de 1948 e transformado em Museu da Memória Rondoniense em 2015, é um dos edifícios emblemáticos da cidade, assim como o prédio da UNIR Centro, que já foi o Porto Velho Hotel e agora abriga a reitoria da universidade.

 

Outros locais, como a Praça Marechal Rondon e o Memorial Governador Jorge Teixeira, oferecem aos visitantes uma visão única da história e da cultura da região.

 

Enquanto isso, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino destaca-se como um importante centro de preservação e divulgação da cultura local, apresentando uma coleção que retrata a história da salvação através de Jesus Cristo.

 

Esses locais não apenas contam histórias fascinantes, mas também são testemunhos vivos da rica herança cultural de Porto Velho.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura deAriquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS