Ambiente laboral Salutar é Importante - Por Edivaldo Coelho

 
 
Fiz esse flagrante degradante em uma empresa de Porto Velho que oferece Instalações Sanitárias totalmente fora da norma existente para os funcionários.
 
Infelizmente ainda observamos essas atitudes de alguns empregadores tanto da área privada como pública, muitos gestores não estão preocupados com a saúde e segurança do trabalho, por mais que temo normas vigentes relativo essa temática, mas ainda nos deparamos com esses descasos.   
 
Segurança e Saúde no Trabalho - SST é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.
 
As acões que promovem saúde e segurança no trabalho criam ambientes seguros e saudáveis oferecem condições adequadas aos trabalhadores o que contribui para o aumento da produtividade. 
 
Na legislação federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe, no artigo 166, que “a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa ...
 
Art.157 da CLT – Cabe às empresas:
 
 I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido...Cabe ainda aos empregados, cumprirem as normas de segurança do trabalho conforme Art. 158 , da CLT .
 
Todas as empresas que possuírem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, sejam elas privadas ou públicas, órgãos públicos de administração direta ou indireta, bem como os órgãos dos poderes legislativos e judiciários, devem, obrigatoriamente, observar as normas relativas à segurança e medicina do trabalho..
 
Edivaldo Coelho da Silva
Gestor Ambiental e Consultor Técnico em Segurança do Trabalho
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS