EM THEOBROMA: Sebrae e parceiros realizam Dia de Campo em Piscicultura

Evento objetiva estreitar laços com produtores e autoridades para fomentar o mercado nacional e internacional do peixe tambaqui

EM THEOBROMA: Sebrae e parceiros realizam Dia de Campo em Piscicultura

Foto: Divulgação

 
A piscicultura em Rondônia é destaque não só no Brasil como também no exterior, fruto de uma estratégia de alcance de mercado muito assertiva entre entidades. Nos dia 1ª de setembro, em Foz do Iguaçu acontecerá o Festival Internacional do Tambaqui e no dia 4 de setembro, pela primeira vez, Serão assadas bandas de tambaqui de Rondônia em Nova York e em Paris. Esses foram alguns dos assuntos abordados no Dia de Campo realizado na última sexta-feira (19) na Fazenda Nova Aurora, em Theobroma. Compareceram ao evento representantes do Sebrae, do governo do estado, piscicultores, palestrantes e convidados. Os objetivos foram estreitar laços dos produtores de Rondônia e da bacia amazônica com autoridades locais e mostrar o que há de melhor na produção do tambaqui.
 
“Nosso papel é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do estado de Rondônia. Aqui está mais uma iniciativa muito importante, que é uma piscicultura que tem uma referência agora internacional, e estamos trabalhando justamente essa promoção de estímulo ao consumo do tambaqui. Um dia de campo como esse mobiliza todo um conjunto de produtores para podermos mapear, qualificar e assim aglutinar nas associações, nas cooperativas, porque com aglomeração produtiva a gente consegue alavancar o mercado do nosso pescado”, afirmou Samuel Almeida, diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia.
 
Para o presidente da Abratan (Associação dos Criadores de Tambaqui do Brasil) e também presidente da Comissão Nacional de Aquicultura e Pesca da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Francisco Farina, o evento é um pontapé inicial para o reconhecimento mundial do pescado regional, o tambaqui. “Hoje é um dos maiores dias de campo realizados no Brasil, com o objetivo de reunir a cadeia produtiva e as autoridades competentes, que vão nos trazer oportunidade e esclarecimento do desenvolvimento técnico e ferramentas para melhoria da produção do tambaqui, também com o objetivo de estarmos estreitando relações com o mercado nacional e internacional”, disse.
 
“Estamos aqui para levar conhecimento ao pequeno e médio produtor, mostrar o que temos de melhor em tecnologia desenvolvida pela Agro Fish Nova Aurora para realmente produzir um tambaqui com qualidade e sustentabilidade. E tudo isso graças a uma grande parceria da Acrepar e do Sebrae em Rondônia, que vem levando nosso tambaqui para o Brasil e para o mundo”, disse Edson Sápiras, vice-presidente da Acripar e piscicultor.
 
O evento foi realizado em uma parceria do Sebrae com a Acripar e a Agrofish Nova Aurora, além de ter sido apoiado por empresas e entidades públicas e privadas, após quase dois anos sem eventos do tipo, de maneira presencial. Mais de 1.300 pessoas estiveram presentes em Theobroma e saíram de lá com mais informações, orientações e a observação e boas práticas que podem e  devem ser aplicados e adaptados à suas realidades.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS