RISCOS: Sindicato vai decidir se Idaron entra em greve no próximo sábado (11)

Após fechamento de postos no interior, produtores rurais estão receosos quanto ao risco da perda do status de livre de febre aftosa sem vacinação

RISCOS: Sindicato vai decidir se Idaron entra em greve no próximo sábado (11)

Foto: Divulgação/Idaron

O Sindicato dos Servidores da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia) convoca assembleia para o próximo sábado (11), em Ji-Paraná para decidir as atividades de fiscalização na instituição, “o que seria um grande prejuízo para a economia do estado”, diz uma nota enviada à imprensa.

 

Segundo o documento, os servidores da agência foram totalmente ignorados e não tiveram nenhuma de suas pautas atendidas. Eles lembram que “não pararam um único dia e garantiram com o árduo trabalho, a certificação de Rondônia como zona livre de vacinação contra a febre aftosa sem vacinação, um grande marco para o estado abrindo novas fronteiras para a nossa carne”.

 

Ainda de acordo com o sindicato, o Governo do Estado teria prometido atender as demandas da Idaron no segundo semestre de 2023, mas priorizou outra categoria. Até o momento, de acordo com os servidores, “o que se vê dentro da agência são perseguições para com servidores, cobranças ilegais de direitos adquiridos, cobranças financeiras ilegais e sem autorização ou comunicação prévia aos servidores e fechamento de postos de fiscalização em fronteiras, dentre outros disparates”.

 

O estado está prestes a receber auditoria do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) para manutenção de status de zona livre sem vacinação, além de se preparar para realização da Rondônia Rural Show. Muitos servidores estarão trabalhando na fiscalização de entrada e saída de animais dentro do parque, além da declaração de rebanho de todo o estado.

 

Uma greve ou paralisação da Idaron pode custar um preço alto para o estado que está acostumado fechar no azul anualmente, graças ao agronegócio e isso preocupa os produtores rurais.

 

Problemas

 

No último dia 24 de abril, com o título “RISCOS: Servidores da Idaron alertam para perigos após fechamento de postos”, o Rondoniaovivo divulgou relatos de funcionários da autarquia sobre o encerramento das atividades de dois pontos de fiscalização em Nova Colina e MA-28, onde eles reforçaram que a área livre de aftosa sem vacinação de Rondônia pode ser colocada em xeque pelo MAPA.

 

Resposta

 

O jornal eletrônico entrou em contato com a Idaron, que informou “sobre suposto indicativo de greve publicado por um site de Ji-Paraná, notícia exclusiva na qual informa que o sindicato dos servidores da Idaron avaliará no próximo sábado se haverá ou não paralisação, a Agência Idaron esclarece que ficou sabendo da informação pelo único meio noticioso que divulgou a reportagem e que, até o momento, não foi oficializado sobre a reunião de sábado nem tampouco sobre o suposto indicativo de greve. Se a informação se concretizar, tão logo seja oficializada, a Idaron se manifestará de maneira oportuna ao pleito”.

 

ATUALIZAÇÃO: Após a publicação da notícia, um membro do sindicato enviou ao Rondoniaovivo o edital de convocação de reunião. Confira abaixo o documento na íntegra: 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura deAriquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS