*Assembléia Legislativa do Estado do Acre aprovou projeto de resolução que institui o "Prêmio Assembléia Legislativa de Jornalismo". A premiação acontecerá anualmente a partir de 2006 e será destinada a profissionais que se destacarem na elaboração de matérias sobre as atividades do Poder Legislativo. Serão entregues prêmios nas categorias de jornal impresso, rádio e televisão.
*Criador do projeto, o deputado José Luiz "Tchê" (PSDC) disse que a idéia é incentivar os jornalistas a produzirem reportagens sobre os trabalhos dos 24 deputados e da Casa.
Para o cientista político e jornalista, Leonildo Rosas, a premiação é importante porque valoriza quem cobre o dia-a-dia da política. "Também é uma oportunidade de mostrar o que se faz e o que não se faz no Poder Legislativo Estadual, além de qualificar a apuração das matérias políticas", declarou Rosas.
*A entrega dos trabalhos deverá ser feita à Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Saúde Pública, Legislação e Assistência Social até o dia 20 de março, para serem avaliados por profissionais da área convidados pela Aleac.
*Os valores dos prêmios do primeiro, segundo e terceiro lugares das três categorias, serão pagos através do orçamento anual da Assembléia.
*Valorizar o profissional da área política é o que a jornalista Val Sales espera do prêmio. "A Assembléia é um leque de pautas porque é onde a política acontece e o Prêmio estimulará os trabalhos desta área, além de os parlamentares, servidores e assessores tornarem o lugar acessível aos jornalistas", afirmou Sales.