SUSTO: Porta de avião abre durante voo no AC e passageiros entram em pânico

A porta abriu após um dos cabos de sustentação se romper

SUSTO: Porta de avião abre durante voo no AC e passageiros entram em pânico

Foto: Divulgação

 

Ninguém ficou ferido. O voo saiu às 12h30 do Jordão e pousou na capital às 14h. Vídeos gravados dentro da aeronave mostram as pessoas mantendo a porta fechada puxando alguns cabos até o pouso.
 
Segundo um dos passageiros, que pediu para não ter o nome divulgado, a porta abriu após um dos cabos de sustentação se romper. Para puxar e fechar a porta, segundo ele, outro passageiro se colocou para fora da aeronave sustentado por um cinto.
 
Com o incidente, o piloto desligou um dos motores e continuou o voo com apenas um.
 
“Quando a porta se abriu, um dos cabos bateu na hélice e, não sei se foi o vento ou a hélice, quebrou um dos cabos, ficando essa porta suspensa pelo outro cabo. Então, o rapaz foi lá, não tinha como pegar esse cabo do lado dele, e teve que ir mais distante e quando puxou [a porta] veio o cabo solto também. Duas pessoas ficaram puxando de um lado e outras duas do outro”, relembrou.
 
 
A aeronave tinha cerca de 12 pessoas, entre passageiros e dois tripulantes. O passageiro relatou também que ouviu um barulho estranho cerca de 30 minutos antes do pouso. Ao olhar para a porta, ele disse que viu a saída aberta.
 
“Ouvimos um barulho, impacto grande, um estrondo e o vento entrando dentro do avião. De uma hora para outra a hélice do lado direito parou, o piloto desligou. Um rapaz foi na frente do avião, o copiloto também saiu e foi para a porta”, disse.
 
Ainda segundo o passageiro, algumas pessoas ficaram nervosas com a situação. Uma mulher chegou a ficar com a pressão alta. Além disso, ele diz que a empresa, após o pouso, não prestou nenhum tipo de esclarecimento ou ofereceu apoio aos passageiros.
 
“Creio que ficaram segurando a porta por uns 20 minutos. A empresa não explicou o que aconteceu, se foi algo grave, se o avião poderia ter caído, se era uma falha aceitável. Nem uma água com açúcar ofereceram, nada”, criticou.
 
'Anormalidade'
 
O engenheiro aeronáutico e representante da Empresa Rio Branco Táxi Aéreo, comandante Ricardo Lima, confirmou o incidente durante o voo e falou que toda situação já foi repassada para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
 
Ele afirmou que ainda não se sabe o que causou o rompimento de um dos cabos, mas garantiu que todos os procedimentos foram feitos e o voo concluído sem mais anormalidades. A empresa investiga o que aconteceu.
 
A porta se abriu em voo, estamos fazendo a manutenção, fizemos tudo de acordo com o que é previsto. Já foi comunicado ao Cenipa, toda nossa obrigação como empresa de táxi aéreo estamos fazendo. Já tenho relatos de que a aeronave, ao decolar no Jordão, pegou turbulência, ou seja, se fosse um problema muito sério teria aberto na turbulência”, argumentou.
 
O comandante destacou também que já foi trocada a hélice e feita manutenção na aeronave. O avião já está disponível para voo novamente. “O corrimão que é de corrente encostou na hélice e chegou a bater. Antes que acontecesse qualquer outra coisa, o piloto cortou o motor, que é previsto dentro do manual. Tudo isso que aconteceu está previsto dentro do manual do fabricante da aeronave”, concluiu.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS