OPERAÇÃO MENSAGEIRO: Prefeitos são presos devido a fraudes em contratos na coleta de lixo

No total, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão em diversas regiões do estado

OPERAÇÃO MENSAGEIRO: Prefeitos são presos devido a fraudes em contratos na coleta de lixo

Foto: MPSC/Divulgação

 

 

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou na última quinta-feira, 27, a 4ª fase da Operação Mensageiro, que tem como objetivo investigar fraudes e desvios de verbas públicas em contratos municipais nas áreas de coleta de lixo e saneamento. Dentre os alvos dos mandados de prisão, estão prefeitos, políticos e servidores de prefeituras em diferentes regiões do Estado.
 
Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão. Uma das prisões aconteceu em Brasília. No total, 12 cidades são alvos de ações.
 
De acordo com Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os mandados ocorrem nas seguintes cidades: Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte, Massaranduba. 
 
Os mandados foram requeridos pelo Gaeco após a análise de depoimentos e provas coletadas nas primeiras fases da operação.
 
Operação Mensageiro
 
A Operação Mensageiro, que foi iniciada no final de 2022 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), está investigando um suposto esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades do Estado.
 
Na primeira fase da operação, quatro prefeitos foram presos, um deles que foi detido durante uma viagem oficial a Brasília. Na segunda fase, em 2 de fevereiro, mais dois prefeitos foram detidos. Já nesta terceira fase, tanto o prefeito quanto o vice-prefeito de Tubarão foram detidos.
 
A investigação apura fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS