ATAQUE: EUA bombardeiam Irã e autoridades mundiais se pronunciam

Trump anunciou na noite de sábado (21) ofensivas contra instalações nucleares do país no Oriente Médio

ATAQUE: EUA bombardeiam Irã e autoridades mundiais se pronunciam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Líderes mundiais fizeram declarações neste domingo (22) sobre os ataques dos Estados Unidos em três instalações nucleares no Irã, durante a madrugada.
 
As reações do mundo todo variaram de Israel elogiando a decisão do presidente americano Donald Trump, à Organização das Nações Unidas pedindo redução da tensão, enquanto o Irã e algumas outras nações condenaram os ataques.
 
 
Israel
 
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense:
 
“Parabéns, presidente Trump. Sua ousada decisão de atacar as instalações nucleares do Irã com o poder impressionante e justo dos Estados Unidos mudará a história… A história registrará que o presidente Trump agiu para negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas do mundo.”
 
 
Irã
 
Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores iraniano:
 
“Os Estados Unidos, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cometeram uma grave violação da Carta da ONU, do direito internacional e do (Tratado de Não Proliferação Nuclear) ao atacar as instalações nucleares pacíficas do Irã. Os eventos desta manhã são ultrajantes e terão consequências eternas. Todos os membros da ONU devem estar alarmados com este comportamento extremamente perigoso, ilegal e criminoso. Segundo a Carta da ONU e suas disposições que permitem uma resposta legítima em legítima defesa, o Irã reserva todas as opções para defender sua soberania, seus interesses e seu povo”, escreveu ele na rede social X.
 
 
Reino Unido
 
Keir Starmer, primeiro-ministro britânico:
 
“O programa nuclear do Irã representa uma grave ameaça à segurança internacional. O Irã jamais poderá desenvolver uma arma nuclear, e os EUA tomaram medidas para mitigar essa ameaça. A situação no Oriente Médio permanece volátil e a estabilidade na região é uma prioridade. Apelamos ao Irã para que retorne à mesa de negociações e alcance uma solução diplomática para pôr fim a esta crise.”
 
 
ONU
 
António Guterres, secretário-geral da ONU
 
“Estou profundamente alarmado com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã hoje. Esta é uma escalada perigosa em uma região já em crise — e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais. Há um risco crescente de que este conflito possa rapidamente sair do controle — com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo. Apelo aos Estados-Membros para que reduzam a tensão e cumpram suas obrigações sob a Carta da ONU e outras normas do direito internacional. Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia. A única esperança é a paz.”
 
 
Papa Leão XIV
 
“Caros irmãos e irmãs, notícias alarmantes chegam do Oriente Médio, especialmente do Irã. Neste cenário dramático, que inclui Israel e Palestina, o sofrimento diário da população corre o risco de ser esquecido, especialmente em Gaza e outros territórios onde a urgência por apoio humanitário adequado se torna cada vez mais premente. Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e implora por paz. É um clamor que exige responsabilidade e razão […] Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra antes que ela se transforme num abismo irreparável. Não há conflitos distantes quando a dignidade humana está em jogo.”
 
 
União Europeia
 
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
 
“O Irã jamais deve adquirir a bomba. Com as tensões no Oriente Médio atingindo um novo pico, a estabilidade deve ser a prioridade. E o respeito ao direito internacional é fundamental. Agora é o momento para o Irã buscar uma solução diplomática confiável. A mesa de negociações é o único lugar para pôr fim a esta crise.”
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS