FORÇAS ARMADAS: Megaoperação militar é realizada na Amazônia com 10 mil militares

Exercício batizado de 'Operação Atlas' mobiliza Exército, Marinha e Aeronáutica entre os dias 2 e 11 de outubro para testar defesa e soberania na região amazônica.

FORÇAS ARMADAS: Megaoperação militar é realizada na Amazônia com 10 mil militares

Foto: Reprodução Instagram

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
As Forças Armadas do Brasil darão início, nesta quarta-feira (2), à Operação Atlas, um dos maiores exercícios militares conjuntos dos últimos anos. A ação mobilizará cerca de 10 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica em diversos pontos da Amazônia Legal, segundo informações da CNN Brasil.
Com duração prevista até o dia 11 de outubro, a operação tem como objetivo principal testar a interoperabilidade entre as três forças e a capacidade de resposta a ameaças na região amazônica, considerada estratégica para a soberania nacional. O exercício inclui o uso de mísseis, blindados, aeronaves de caça, navios e tropas especializadas, simulando cenários de defesa territorial e apoio logístico em áreas remotas.
 
A Amazônia, por sua dimensão continental, biodiversidade e riquezas naturais, é frequentemente alvo de interesse internacional e desafios ligados ao garimpo ilegal, desmatamento e crimes transnacionais. Nesse contexto, a Operação Atlas busca reforçar a presença do Estado brasileiro e a preparação de suas tropas para situações reais de conflito ou emergência.
 
Além do caráter militar, o exercício também serve como demonstração de força e dissuasão estratégica, em meio a um cenário geopolítico global instável e discussões sobre a soberania dos países que integram a floresta amazônica.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Governo deveria implementar tarifa zero no transporte público?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS