Moradores do bairro Nova Esperança pedem asfaltamento de ruas em região de condomínio. Nesta quinta-feira (26),
Rondoniaovivo ouviu moradores do Terra Brasil, residencial de quase 400 lares, localizado na rua Santa Luzia.
Moradores da região criaram uma espécie de movimento para trazer atenção à situação do poeiral. O ‘SOS Terra Brasil’, perfil em uma rede social, registra o cotidiano das pessoas que vivem em constante contato com a poeira gerada pela falta de asfalto.
Yolanda Leal, fotógrafa de 35 anos e cabeça do movimento, relatou para Rondoniaovivo alguns dos efeitos da falta da pavimentação. “No verão, ficamos tomados pela poeira. Fica um nevoeiro de poeira que afeta aproximadamente mil pessoas”, disse. Residências, mesmo fechadas, são tomadas pela poeira. Alguns moradores enfrentaram mazelas respiratórias por causa do problema.
Os efeitos da poeira na saúde podem incluir:
– Irritação das vias respiratórias, tosse, chiado e dificuldade para respirar;
– Redução da função pulmonar;
– Agravamento de asma e outras condições pulmonares crônicas: sibilo, tosse, falta de ar e aumento da frequência e gravidade dos ataques;
– Em casos raros, as partículas também podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames em pessoas suscetíveis.
Na última quarta-feira (25), dois vereadores visitaram a região para analisar a possibilidade de providências. No ano passado, a situação do poeiral fez com que dois pedidos de providência oficiais fossem expedidos — mas nenhum dos dois resolveu a situação por completo.