EDITAL: Polícia Técnica abre concurso público com 430 vagas para vários cargos

Os interessados em participar do certame poderão se inscrever até o dia 04 de outubro, através do site da FGV.

EDITAL: Polícia Técnica abre concurso público com 430 vagas para vários cargos

Foto: Divulgação

 

O edital do concurso público da Polícia Técnico-Científica do Estado do Amapá (Politec-AP) foi publicado e as inscrições já estão abertas. A seleção conta com 430 oportunidades abertas para cargos de nível médio e superior. As remunerações oferecidas vão de R$ 2.666,28 a R$ 12.440,54.
 
Segundo o edital, as provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022. A professora do Gran Cursos Online, Luana Davico, fez uma análise do documento com dicas de preparação para a prova.
 
De acordo com o edital, a distribuição das vagas será regionalizada, e o candidato deve apontar a região de interesse no ato da inscrição. Por isso, é importante que o candidato pesquise também sobre a região de sua escolha. Ainda segundo o edital, há exigência de formação em diversas áreas, porém está restrito ao bacharelado, deixando de fora as licenciaturas.
 
Segundo Luana, os candidatos que forem impedidos de fazer a prova por essa exigência podem pedir a impugnação. “Se não tem lei que restringe, o edital tem que justificar a restrição, e o momento de impugnação é agora. Apresentem ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas do Estado do Amapá, pois essa restrição não deveria ter sido imposta”.
 
A prova para perito criminal contará com as partes de conhecimentos gerais, com um total 30 pontos, conhecimentos específicos com peso 2, com um total de 90 pontos, mais a prova discursiva, que vale 15 pontos. Já para os cargos de técnico pericial e auxiliar técnico pericial não haverá redação. Segundo Luana, o candidato que zerar alguma disciplina em qualquer uma das provas será eliminado. Por isso, o ideal é que o plano de estudos contemple todas as disciplinas.
 
Para a professora, os candidatos que vão concorrer ao cargo de perito criminal, devem focar nos seguintes conteúdos na parte de conhecimentos gerais:
 
Língua Portuguesa – atenção aos conteúdos de sintaxe, acentuação e ortografia.
 
Informática – é importante saber pelo menos a parte básica sobre Windows, nuvem e vírus.
 
Noções de Direito – aplicação da lei penal, crimes contra pessoa, crimes contra patrimônio e crimes contra a administração pública, exame de corpo de delito, prova, tipos de prova além dos conteúdos de medicina legal.
 
Os interessados em participar do certame poderão se inscrever até o dia 04 de outubro, através do site da FGV.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS