“Labirinto” na programação do Festival Palco Giratório desta quarta-feira

“Labirinto” na programação do Festival Palco Giratório desta quarta-feira

“Labirinto” na programação do Festival Palco Giratório desta quarta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Labirinto, espetáculo teatral idealizado e dirigido por Moacir Chaves, é o primeiro realizado com sua companhia de teatro – Alfândega 88 -, com textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão – Qorpo Santo: Hoje sou um, e amanhã outro. As relações naturais e a separação de dois esposos. Gênio visionário, o autor antevê em décadas questões formais que só encontrariam sua expressão máxima na dramaturgia que veio a ser conhecida, em meados do século 20, como o Teatro do Absurdo. Sua obra antecipa questões de forte cunho humano e social, como liberdade sexual, direito ao prazer, emancipação feminina, dentre várias outras que, assustadoramente, permanecem contundentes e atualíssimas.

Uma flor de dama

O Teatro 1 do Sesc Esplanada ficou lotado para receber o espetáculo apresentado nesta terça-feira, 23, pelo Coletivo Artístico As Travestidas (CE). O monólogo "Uma flor de dama" mostrou as dificuldades do personagem vivido por Silvero Pereira, que traduz a realidade de muitos travestis. Ao apagar das luzes de boates, onde reina o glamour, muitos precisam ir às ruas se prostituir. Numa mesa de bar, bebendo uma cerveja quente, foram expostas todas as dores e o preconceito de uma vida cheia de obstáculos. Em cinquenta minutos são abordados temas como prostituição, abuso sexual, pedofilia, fé, preconceito e abandono.

O monólogo foi criado há doze anos e já está com aproximadamente 600 apresentações. A dramaturgia baseada no conto "Dama da noite" do escritor Caio Fernando Abreu, com adaptação de Silvero Pereira, é uma mistura de ficção e realidade, já que ao texto estão incorporados relatos de personagens reais, incluindo a do próprio ator.

Após o espetáculo em conversa com a plateia, integrantes do Coletivo falaram sobre o trabalho desenvolvido no Ceará e como a arte mudou a vida de muitos. O convite para participar da circulação no Festival Palco Giratório leva esse trabalho a estados onde não seria possível sem esse apoio. Silvero Pereira ressalta a seriedade do projeto. "O Palco Giratório é um projeto muito importante para o país todo, uma contribuição gigantesca para as pessoas que trabalham com arte, para o público em geral que consegue ter uma dimensão do trabalho artístico teatral realizado no país".

Oficinas

Encerra nesta quinta-feira a programação de oficinas promovidas durante o Festival Palco Giratório. “Iniciação a palhaçaria” com palhaça Barrica (SC) tem como objetivo realizar uma iniciação à linguagem do palhaço /clown, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática a fim de descobrir a comicidade individual e a propensão ao riso. Através de jogos e técnicas clownescas propõe uma forma diferenciada de se relacionar com o corpo na cena e com a máscara, o nariz de palhaço. A oficina é gratuita e todos os interessados a partir de 16 anos podem participar.

Programação

Data: 24/09

Espetáculo: Labirinto (Teatro adulto)

Grupo: Alfândega 88 (RJ)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

Data: 25/09

Oficina: Iniciação à palhaçaria

Grupo: Palhaça Barrica (SC)

Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora: 09h às 13h

Data: 25/09

Espetáculo: O Controlador de Tráfego Aéreo (Teatro adulto)

Grupo: Alfândega 88 (RJ)

Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h

Duração: 70 minutos

Classificação: Livre

Número de lugares limitados: Serão distribuídos 60 convites.

 

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS