BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

LITERATURAL: Bienal do Livro começa na próxima segunda; evento será virtual

Programação foi dividida em três espaços: a Arena Virtual, o Salão de Ideias e o Papo de Mercado

Rondoniaovivo - edição

03 de Dezembro de 2020 às 08:47

Atualizada em : 03 de Dezembro de 2020 às 09:44

Foto: Divulgação

A primeira edição da Bienal Virtual de São Paulo acontecerá na próxima semana - de 7 a 13 de dezembro. Com 120 expositores, o evento irá reunir em sua plataforma 330 autores em uma programação diversa e extensa dividida em três espaços: a Arena Virtual, o Salão de Ideias e o Papo de Mercado.

 

 O PublishNews selecionou alguns destaques dos três espaços que focam tanto no mercado quando no público final.

 

Arena Virtual

 

A Arena Virtual, que teve a programação organizada pela Jovem Talento de 2018, Diana Passy, contará com nomes como Itamar Vieira Junior, Jarid Arraes e Tobias Carvalho - que participam no dia 7, às 17h, de uma mesa sobre a literatura contemporânea.

 

Thalita Rebouças também terá um espaço na programação e comemora no dia 12, às 15h, seus 20 anos de carreira. Ela conversa com Iris Figueiredo sobre suas obras e fala ainda sobre o trabalho como roteirista do filme Pai em dobro e cujo livro acaba de ser lançado pela Rocco.

 

Outros nomes importantes como Xuxa, Claudia Raia, Nélida Piñon, Monja Coen, Leandro Karnal, Raphael Montes, Clóvis de Barros Filho e Cristino Wapichana participam da programação.

 

Salão de Ideias

 

No Salão de Ideias, destaque para a diversidade de temas que serão abordados pelas editoras participantes. A publicação independente, literatura de cordel, meio ambiente, saúde e longevidade, democratização do acesso ao livro, criação literária e filosofia estão na pauta do evento, além de conversas com autores e lançamentos de livros. Editoras como Planeta, Panini, Loyola, Melhoramentos, Aletria, Alaúde, Madras, Ciranda Cultural, Trilha Educacional, Companhia das Letras, Perspectiva, Novo Século, Autêntica, The Gift Box, Girassol, Imprensa Oficial e Pensamento terão mesas no evento.

 

Papo de mercado

 

A Bienal terá ainda um espaço dedicado aos debates relacionados ao mercado do livro. É dentro do Papo de Mercado que está a programação do InterLivro, realizado pelo PublishNews e cuja programação foi divulgada nesta terça-feira (1º). Além do InterLivro, o Papo de Mercado receberá mesas sobre autopublicação, games, financiamento coletivo, tradução, acessibilidade e audiolivros.

 

Um dos destaques da programação será a participação de Roger Chartier. No dia 9, ao meio dia, o historiador francês participará ao lado de Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias; Vitor Tavares, presidente da CBL, e da editora e escritora Guiomar de Gramont da mesa Um mundo sem livros e sem livrarias? Na mesa, Chartier buscará responder à pergunta: o que acontecerá com o livro, a leitura e as livrarias a partir das mutações do presente?

 

Por falar em França, Didier Lamaison – um dos tradutores de Paixão segundo GH, de Clarice Lispector, para o francês – também participa do Papo de Mercado. Ele estará ao lado de Izabella Borges – tradutora de Conceição Evaristo para o francês – na mesa A tradução do indizível: Clarice Lispector em francês. A mesa, mediada por W. B, Lemos (Uerj), também acontece no dia 9, às 18h.

 

A programação do Papo de Mercado terá ainda a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020. No dia 7, às 19h30, ela estará ao lado do seu editor – Diogo Guedes , da Cepe – e de Marcos Marcionilo, do conselho de curadores do Prêmio, para falar sobre Solo para vialejo, obra eleita como Livro do Ano no conclave.

O diretor da Webcore Games, Winston Petty, e o diretor do Big Festival, Gustavo Steinberg, conduzirão o painel Games e mercado editoria, uma parceria que dá certo. O encontro acontece no dia 8, às 11h.

 

O Papo de Mercado abrigará também o lançamento do livro 100 nomes da edição no Brasil, do editor-chefe do PublishNews, Leonardo Neto. Nele, estão perfilados 100 editores que construíram a história do livro no Brasil. A conversa será com a sua editora, Raquel Menezes, no dia 10, às 19h.

 

Todas as mesas serão transmitidas gratuitamente pela plataforma da Bienal Virtual. As inscrições gratuitas estão abertas.

 

Fonte: https://www.publishnews.com.br/

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS