MURA: Escritores indígenas lançam revista cultural 'Vivência sagrada'

Escritores indígenas Mura lançam revista cultural: 'Vivência sagrada: despertando a ancestralidade Mura'

MURA: Escritores indígenas lançam revista cultural 'Vivência sagrada'

Foto: Divulgação

Neste domingo (07), as 19h30min, o público rondoniense poderá conhecer a mais nova produção artística e literária produzida em nosso Estado. A revista cultural: “Vivência sagrada: despertando a ancestralidade Mura” será lançada de forma virtual, pela plataforma do YouTube, através do canal do Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos. A revista foi escrita por Lucas Maciel Ferreira, conhecido por seu nome indígena Lucas Antorokay Mura e se destaca como artista e liderança indígena, e por sua mãe, Dra. Márcia Nunes Maciel, conhecida como Márcia Mura, que é escritora, professora, pesquisadora e liderança indígena.

 

 

A produção passa em revista a experiência de uma vivência sagrada, ancestral, que foi passada de geração em geração. Márcia Mura, descendente do grande povo Mura, um dos mais fortes grupos que habitaram nossa Amazônia, sobretudo nosso Estado, faz um caminho de retomada, de reconstituição da ancestralidade Mura através de sua cultura, língua e espaços. Nesse mesmo caminho de reconstituição da ancestralidade Mura, ela iniciou seus filhos. Dentre eles, Lucas Antorokay Mura se destaca enquanto jovem liderança, que luta pela sobrevivência de uma cultura milenar, pela retomada de um passado ao mesmo tempo glorioso e trágico: o passado de seus ancestrais.

 

 

Na revista, o público encontrará relatos das experiências de Lucas Antorokay Mura e de sua família em busca dessa ancestralidade étnico cultural. As vozes de mãe e filho se entrecruzam em um discurso memorialístico, mas extremamente engajado politicamente. Do contexto histórico em que estava/está inserido o povo Mura, passando pelo processo de retomada de consciência histórica até as ações que desencadearam a criação das “Malocas”, centros culturais Mura, o leitor da revista encontrará muitas informaç&otil de;es, narradas de forma leve, intimista e profundamente sincera.

 

Serviços

 

– O quê: Revista “Vivência sagrada: despertando a ancestralidade Mura”.

– Data: 07 de agosto de 2022 (domingo)

– Hora: 19h30min

– Onde: Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos

– Acessibilidade: Intérprete de Libras.

 

Lei Aldir Blanc

 

Este projeto foi contemplado e recebeu Recursos da Lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Nº 37/2021/SEJUCEL-CODEC: 2ª Edição Povos Indígenas – Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Indígenas e Quilombolas, Eixo III – Publicações de Livros ou Revistas Culturais, Categoria – D - Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS