ARTIGO: Porto Velho é a capital com a mais rica ictiofauna do Planeta

Ela tem ainda a maior área territorial do Brasil e a única que é vizinha de outro país e dois estados brasileiros. Neste domingo, Porto Velho comemorou 108 anos

ARTIGO: Porto Velho é a capital com a mais rica ictiofauna do Planeta

Foto: Júlio Olivar

Cidade cosmopolita, nasceu graças à implantação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que trouxe trabalhadores de cerca de 50 países para a Amazônia. Assim é Porto Velho, que surgiu como cidade em 2 de outubro de 1914, na época localizada ao sul do estado do Amazonas. Portanto, hoje faz 108 anos. 
 
 
Com a criação do Território Federal do Guaporé [antigo nome de Rondônia], em 1943, foi elevada à capital. A maior capital em área territorial de todo o país: são 34.090,952 km² e a quarta maior população do Norte, cerca de 550 mil habitantes. Outra curiosidade: Porto Velho é a única capital brasileira que faz fronteira com outro país, no caso, a Bolívia, além da divisa com dois estados: Amazonas e Acre. 
 
 
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré 
 
 
A cidade cresceu e abriga empreendimentos gigantes, como são as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau que geram energia para em torno de 20% dos brasileiros. Mesmo assim, Porto Velho não perdeu suas características ribeirinhas e ferroviárias. As famílias tradicionais mantém vivas as culturas presentes na religiosidade, na fala, nos folguemos e na culinária. No turismo, Porto Velho tem a pesca esportiva, a floresta e os balneários como excelentes atrativos.
 
 
O Rio Madeira: mais de 900 espécies de peixes
 
 
O porto-velhense é um povo alegre e acolhedor desde quando vivia economicamente por conta da lendária “Ferrovia do Diabo” e dos seringais que trouxeram muitos nordestinos — os chamados “Soldados da Borracha” — para a região, acentuando bastante as caraterísticas nordestinas até hoje presentes nos costumes e no linguajar locais.  
 
 
Festeiro, é um povo que não perde o Arraial Flor do Maracujá e o Carnaval — a Banda do Vai Quem Quer é, proporcionalmente, o maior bloco do país, com cerca de 110 mil brincantes.  É uma população que também ama falar das belezas naturais da cidade, a exemplo do lindo por do sol e do grandioso Rio Madeira, que representa a maior ictiofauna registrada do mundo — são mais de 900 tipos de peixes catalogados — e a hidrovia do Madeira é uma das mais relevantes do Brasil, pela qual são exportados produtos do agronegócio do Norte e do Centro-Oeste do país para a Europa, Ásia e Estados Unidos. 
 
 
A tradicional capela da Santo Antônio, de 1913 
 
Na culinária, Porto Velho oferece tudo que é saboroso e tradicional na Amazônia. Seu prato oficial é Pirarucu Rondon. Contudo, possui excelentes restaurantes de linhagem internacional que significam muito para o receptivo turístico regional e agradam os mais diversos paladares. 
 
 
Com vários museus abertos — destaques para o Memorial Rondon, Museu da Memória, Memorial Jorge Teixeira e Museu Internacional do Presépio — a cidade também dispõe de um belo centro histórico que inclui o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Mercado Cultural, a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, a UNIR Centro, o antigo Palácio Presidente Vargas, e elas: as icônicas Três Caixas d’Água, monumento que é o cartão-postal e símbolo presente até na bandeira de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS