Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A obra Sete lendas indígenas em cordel resgata algumas das lendas tradicionais e representa parte de um importante legado cultural e espiritual das comunidades ameríndias.
Com este trabalho, fruto de leituras, mas também de suas vivências, Pedro Monteiro se reencontra com sua ancestralidade indígena.
As lendas indígenas, narrativas tradicionais transmitidas de geração em geração, desempenham um valioso papel na preservação da história, cultura e sabedoria desses povos.
Sobre o autor
Pedro Monteiro é poeta cordelista, nascido em 25 de março de 1956, em Campo Maior, Piauí. Teve uma infância tipicamente roceira, numa casa de taipa coberta de palha, ouvindo contos e histórias à luz de lamparina e, principalmente, nos terreiros enluarados.
Tem raízes fincadas no interior do Nordeste, onde viveu até seus dezessete anos, e depois na periferia paulistana, inserido nas lutas por desenvolvimento humano e justiça social.
Dentre suas publicações, destacam-se: "A volta ao mundo em oitenta dias em cordel" (Nova Alexandria), adaptação da obra de Júlio Verne; "João Grilo, um presepeiro no palácio", folheto que integra a "Antologia do cordel brasileiro" (Global); "José e Marina, Os dois irmãos – a história de Anepu e Batau" (Edicon); "Chicó, o menino das cem mentiras" e "O triunfo do poeta no reino do cafundó" (Luzeiro).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!