ESPAÇO ABERTO: DNIT mostra que meia boca e incompetência são a mesma coisa

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: DNIT mostra que meia boca e incompetência são a mesma coisa

Foto: Divulgação

ÚNICO CAMINHO
 
A BR-364 é o único acesso terrestre que a população de Rondônia tem para Cuiabá, no Mato Grosso, como Rio Branco, no Acre. Por esse motivo, teoricamente, a estrada deveria ser bem conservada. Mas não é.
 
IMPORTÂNCIA
 
Não só pela locomoção de pessoas entre os estados, mas também pelo escoamento de safra e carregamento de gêneros essenciais, a BR deveria ser  prioridade para os governos. Sua conservação é coisa de primeira necessidade.
 
CALADOS
 
Embora a importância da rodovia seja ensinada até mesmo no primário, gestores e políticos parecem fechar os olhos. Absolutamente ninguém se dá ao trabalho de ao menos fazer um discurso forte na Assembleia, Congresso ou Senado.   
 
NULIDADE  
 
A BR-364 é um exemplo real de desleixo e falta de cuidado e assim permanece até que ocorra um fato escancarado que afete a vida de quem precisa usar a via. A foto da enorme cova que engoliu parte do asfalto é um exemplo da pouca vergonha.
 
 
 
INTERROMPIDO
 
O trânsito foi interrompido entre o Trevo do Roque e o viaduto da Campos Sales, na região do bairro Mato Grosso. O que era um buraco no asfalto esperando por conserto se transformou em uma boçoroca, que agora vai exigir muito mais tempo e gasto do que se houvesse sido arrumado quando deveria.
 
 
POUCO ANTES
 
Aproximadamente uns 100 metros antes da cratera que ocasionou o bloqueio da pista, esse outro buraco já era um perigo para os motoristas. Moradores da região afirmam ter visto carros e caminhões fazendo manobras arriscadas para desviar.
 
 
 
RECEIO
 
Voltando ao ponto da cratera horrorosa, ninguém duvide que é capaz de arrumarem a pista no local do buraco e essa outra vala ficar do jeito que está.
 
MÁCULA
 
Falar de vergonha é perda de tempo e, provavelmente, já nem deve existir na gestão do DNIT. Quem deveria zelar pela conservação da BR permitir que a situação chegue a esse extremo não deve estar muito preocupado com o que vai ser dito ou divulgado.
 
MEIA BOCA
 
O título da coluna de hoje retrata justamente a vadiagem disfarçada de “serviço”. Saindo lá da BR paramos na Jorge Teixeira, na altura da rua Afonso Pena. Um buraco enorme foi pavimentado no sentido para o Trevo do Roque.
 
 
MEIA BOCA 2
 
Dou outro lado da via, na pista em direção à zona Norte, quase que paralelo ao buraco que foi pavimentado no sentido oposto, o asfalto se encontra desse jeito. Fico imaginando que tipo de dificuldade possa ter existido, que impediu os operários de atravessarem à BR para fazer o mesmo trabalho.
 
 
 
RECENSEADORES
 
Nesta terça-feira (23), começam as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para trabalhar como recenseador no Censo Demográfico 2021, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
VAGAS
 
As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos) até 19 de março. A taxa de inscrição é de R$ 25,77. Em Rondônia, há vagas para recenseadores em todos os municípios.
 
ALERTA
 
A prefeitura de Porto Velho anunciou que o Rio Madeira atingiu a cota de alerta que é de 15 metros.Com isso, também é decretado pelo município o Estado de Alerta, que monitora o nível das águas e as famílias que podem ser atingidas. 
 
MEDIDAS
 
Segundo a Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira o nível do rio atingiu a marca de 15,60 metros. O órgão trabalha em conjunto com Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que repassa as informações do nível do rio à Defesa Civil, que então faz as previsões de suas ações.
 
ANTECIPAÇÃO
 
Em uma reunião com a presença da Defesa Civil foi debatido o Plano de Contingência. O documento utilizado para se antecipar às situações que podem acontecer, caso o nível do rio aumente. 
 
JÁ AFETADA
 
De acordo com a Defesa Civil, nesse momento apenas uma comunidade está em risco. A Defesa vai acompanhar a situação da comunidade, que fica no Baixo Madeira.
 
ÁGUA
 
A prefeitura já está trabalhando para adquirir água mineral para distribuir às famílias ribeirinhas da região na outra margem do rio. O número da Defesa Civil para casos de emergência é o 199.
 
TRECHO
 
A Prefeitura de Porto Velho iniciou trabalho de recuperação de nove quilômetros da estrada Areia Branca e mais 6 quilômetros do ramal Igarapé Fundo.
 
PATROLA
 
Máquinas e equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) estão fazendo, a princípio, o patrolamento da estrada. Dependendo da necessidade, canais de escoamento laterais deverão ser abertos com cascalho aplicado em alguns trechos.
 
ECONOMIA
 
A indicação do general da reserva Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras e as declarações do presidente Jair Bolsonaro de que mais interferências em estatais podem vir pela frente fizeram a bolsa cair 4,8%, a 112.667 pontos. As ações da estatal desabaram 19,96% (ordinárias) e 21,15% (preferenciais). 
 
INVESTIGAÇÃO 
 
Aliás, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu um processo administrativo envolvendo a Petrobras após o presidente anunciar pelo Facebook a indicação
do general Joaquim Silva e Luna para o comando da estatal. 
 
DESPENCOU
 
A popularidade de Jair Bolsonaro caiu nos primeiros meses de 2021 e voltou ao patamar de maio do ano passado, aponta pesquisa realizada pela CNT em parceria com o Instituto MDA. A avaliação positiva do governo (ótimo e bom) caiu de 41% em outubro de 2020 para 33% em fevereiro deste ano. 
 
FACILIDADE 
 
Abrir uma conta PJ (pessoa jurídica) sempre foi mais trabalhoso do que ter uma conta bancária PF (pessoa física). O  C6 Bank anunciou ontem uma facilidade para quem precisa ter uma conta PJ. A partir de agora, quem já tem uma conta pessoa física poderá abrir também uma conta empresarial pelo mesmo aplicativo do banco. As duas contas não terão tarifas e poderão ser acessadas pelo mesmo app.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS