As praias brasileiras, que já são abrilhantadas pelo Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, ganharão neste ano mais uma competição. O Campeonato Estadual BB, que começará em janeiro. A primeira parada será em Pernambuco, entre os dias 23 e 25. Ao longo da temporada, serão disputadas outras 26 etapas, uma em cada estado mais o Distrito Federal.
O objetivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) juntamente com o Banco do Brasil é pulverizar ainda mais o vôlei por todos os estados brasileiros, principalmente nas regiões onde o esporte não tem tanta popularidade.
“A intenção da CBV ao criar esta competição é espalhar o vôlei de praia por todo o país durante todo o ano. Além disso, queremos dar oportunidade para os atletas que não têm condições de jogar o Circuito Banco do Brasil atuarem nos Estaduais, e mostrarem o seu potencial”, destaca Marcelo Wangler, superintendente da CBV.
Para Marcelo Wangler, novos talentos podem surgir.
“Teremos uma quantidade maior de atletas por todo o país. E talvez dentro desta quantidade possamos ganhar em qualidade. Poderão surgir jogadores em regiões que jamais teríamos conhecimento. Também não deixará de ser um garimpo de talentos”, completa Wangler.
A competição trará novidades. O território brasileiro foi dividido em três grupos. O Grupo 1 será composto por: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Grupo 2 será formado por: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Já o Grupo 3 ficará com: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Esta divisão funcionará da seguinte forma: quando a etapa ocorrer dentro de estados do Grupo 1, apenas duplas filiadas às federações que compõem tal chave poderão participar. Logo, na primeira etapa, em Pernambuco, apenas o Grupo 1 participará.
Cada federação poderá inscrever até sete duplas em cada etapa. O número máximo de parcerias permitidas por torneio é de 70.
O campeonato começará com uma fase classificatória, realizada no primeiro dia de competições, e classificará quatro duplas para a fase principal, com 12 times no total.
Na fase principal, os quatro classificados se juntarão a outras oito duplas, que serão indicadas da seguinte maneira: as três duplas mais bem posicionadas no ranking estadual, uma dupla indicada pela CBV e mais quatro indicadas pela federação estadual organizadora.
A partir daí, as 12 parcerias serão divididas em quatro chaves. A distribuição das equipes dentro das chaves será feita de acordo com o somatório dos pontos de cada componente da dupla no ranking individual estadual.
As duplas jogam entre si e as duas melhores de cada chave classificam-se para as fases eliminatórias (quartas-de-final, semifinal e final).
> Calendário:
1ª Etapa: Pernambuco - 23 a 25 de janeiro
2ª Etapa: Mato Grosso do Sul - 30 de janeiro a 1º de fevereiro
3ª Etapa: Pará - 6 a 8 de fevereiro
4ª Etapa: Alagoas - 13 a 15 de fevereiro
5ª Etapa: Rio Grande do Norte - 27 de fevereiro a 1º de março
6ª Etapa: Roraima - 6 a 8 de março
7ª Etapa: Piauí - 20 a 22 de março
8ª Etapa: Maranhão - 03 a 05 abril
9ª Etapa: Rondônia - 24 a 26 de abril
10ª Etapa: Acre – 8 a 10 de maio
11ª Etapa: Espírito Santo - 15 a 17 de maio
12ª Etapa: Sergipe - 22 a 24 de maio
13ª Etapa: Mato Grosso - 5 a 07 de junho
14ª Etapa: Ceará - 19 a 21 de junho
15ª Etapa: Brasília - 26 a 28 de junho
16ª Etapa: Paraíba - 3 a 5 de julho
17ª Etapa: Amazonas - 17 a 19 de julho
18ª Etapa: Goiás - 24 a 26 de julho
19ª Etapa: São Paulo - 7 a 09 de agosto
20ª Etapa: Bahia - 14 a 16 de agosto
21ª Etapa: Amapá - 28 a 30 de agosto
22ª Etapa: Tocantins - 11 a 13 de setembro
23ª Etapa: Rio Grande do Sul - 18 a 20 de setembro
24ª Etapa: Santa Catarina - 2 a 4 de outubro
25ª Etapa: Paraná - 16 a 18 de outubro
26ª Etapa: Minas Gerais - 6 a 8 de novembro
27ª Etapa: Rio de Janeiro - 13 a 15 de novembro