EXPERIENTES: Jogadores brasileiros que viraram técnicos ainda jovens

EXPERIENTES: Jogadores brasileiros que viraram técnicos ainda jovens

Foto: Divulgação

Existe uma noção um pouco deturpada sobre o futebol de que os técnicos são, geralmente, muito mais velhos do que os jogadores que estão em campo. Isso se deve ao fato de que treinadores consolidados normalmente precisam de tempo para construir a sua carreira - mas isso não os impede de começarem cedo. Pensando nisso, separamos para você uma lista com jogadores brasileiros que viraram técnicos ainda jovens.
 
Houve um tempo em que a função “técnico de futebol” era algo muito própria de profissionais que se formavam e estudavam desde o início para atuar nessa função. Nos últimos anos, no entanto, tem sido cada vez mais frequente a transformação de ex-jogadores em treinadores - isso tanto no Brasil quanto na Europa.
 
Sendo assim, se criou uma noção de que um grande jogador de futebol com características de líder dentro de campo têm potencial para brilhar, também, na área técnica. O fato é que muitos nem esperaram muito tempo para se aventurar como treinadores, e acabaram partindo para essa função logo após se aposentar dos gramados.
 
Dito isso, confira alguns dos jogadores brasileiros que viraram técnicos ainda jovens:
 
Alex 
 
ídolo do Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, Alex foi um dos grandes camisas 10 que o futebol brasileiro produziu entre a década de 1990 e os anos 2000. O jogador era simplesmente único dentro de campo, com uma inteligência completamente diferenciada e um senso de liderança pouco visto em jogadores.
 
Sendo assim, antes mesmo de se aposentar muitas pessoas já começavam a levantar a possibilidade de que Alex poderia vir a ser um treinador. Isso aconteceu enquanto ele ainda era jovem, mas demorou um pouco mais do que a maioria esperava. Afinal de contas, Alex se aposentou em 2014, aos 37 anos de idade.
 
Em 2021, aos 44 anos, Alex assumiu a equipe sub-20 do São Paulo, em sua primeira empreitada enquanto treinador de futebol. Ele ficou dois anos como técnico da base do Tricolor Paulista, tendo disputado competições importantes como a Copa São Paulo. Foram mais de 80 jogos e 50 vitórias anotadas.
 
Em 2023, no entanto, Alex acabou assumindo a equipe principal do Avaí, um dos mais tradicionais clubes de Santa Catarina. Essa será a primeira vez que o ex-jogador de futebol, ídolo de tantos clubes brasileiros, irá se aventurar no comando de um time profissional. O resultado, até o momento, tem sido bastante satisfatório.
 
Cuca 
 
Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, é um dos técnicos mais conhecidos e consagrados do futebol brasileiro. Já faz mais de duas décadas que ele está na ativa, sob o comando de grandes clubes do país. E é justamente essa grande quantidade de tempo enquanto treinador que faz com que muitos esqueçam que, um dia, Cuca já foi jogador.
 
Cuca atuou enquanto jogador de futebol nas décadas de 1980 e 1990. Ele se aposentou em 1996, pela Chapecoense, aos 33 anos de idade. Acontece que ele mal esperou a aposentadoria dos gramados e já começou a se aventurar na área técnica, se tornando um jovem treinador.
 
Em 1998, dois anos depois de ter se aposentado, Cuca assumiu como técnico do Uberlândia. Pouco tempo depois, foi contratado pelo Avaí. Antes de completar 40 anos de idade, já havia rodado por clubes de expressão como Paraná, Criciúma, Goiás, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Coritiba.
 
De lá para cá, são muitos anos de carreira de um ex-jogador de futebol que decidiu se aventurar cedo como técnico. Conquistou Campeonato Brasileiro duas vezes, sendo uma recentemente com o Atlético Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e até mesmo Copa da China (essa no período em que treinou o Shandong Luneng).
 
Rogério Ceni 
 
Se tem um jogador que assim que se aposentou muitos davam como certo que seria um treinador, esse jogador era Rogério Ceni. A aposta se deve justamente ao fato de que, dentro de campo, o maior ídolo da história do São Paulo já era uma espécie de treinador, dando orientações técnicas aos jogadores a todo o momento.
 
Quando se aposentou dos gramados, então, Ceni só precisou mudar a direção das orientações técnicas: de dentro do campo para fora das quatro linhas. Aos 44 anos de idade, dois anos após ter se aposentado, ele assumiu justamente o time que consagrou a sua carreira: o São Paulo.
 
Sua primeira passagem pelo Tricolor Paulista, no entanto, não foi tão positiva. Depois disso, ainda comandou o Fortaleza em duas oportunidades, Cruzeiro e Flamengo. Está no São Paulo há três temporadas - e nada indica que sairá do clube onde se consagrou como ídolo tão cedo.
 
Falcão 
 
E para finalizar a lista de jogadores brasileiros que viraram técnicos ainda jovens, temos mais um ídolo absoluto de um dos grandes times do Brasil: Paulo Roberto Falcão, do Internacional. O Rei de Roma, como é carinhosamente chamado, teve uma carreira relativamente curta nos gramados e fora deles, mas extremamente marcante.
 
Falcão se aposentou aos 33 anos de idade, em 1986, como jogador do São Paulo. Quatro anos depois, ele decidiu se aventurar na área técnica. Poderia ter pego um clube, mas a sua primeira empreitada foi nada mais nada menos do que a Seleção Brasileira, que havia acabado de ser eliminada da Copa do Mundo.
 
Falcão não tinha nem 40 anos quando assumiu a Seleção, o que mostra o quão jovem virou técnico. No entanto, sua carreira enquanto treinador também durou pouco. Ele seguiu atuando até 1994 e depois parou. Retomou em 2011, parou em 2016 e, hoje está fora da função. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS