A capoeira é uma arte marcial única do Brasil que combina elementos de luta, dança, música, cultura popular e acrobacia.
Foi criada pelos africanos escravizados, ela nasceu como um meio de resistência contra a opressão colonial.
É uma expressão artística que carrega a história de luta, liberdade e identidade do povo negro no Brasil, sendo hoje um símbolo vibrante da cultura afro-brasileira e reconhecida mundialmente.
Em Porto Velho, Elias Fernando Ribeiro conhecido na capoeira com o codinome de Mestre Xoroquinho, faz parte do Grupo Candeias, ele ministra aulas de capoeira no Ginásio Cláudio Coutinho todos os dias, das 12:00hrs às 13:00hrs e a noite, às segundas, quartas e sextas-feiras das 19:00hrs às 20:00hrs.
Elias Fernando é natural de Poços de Caldas-MG, atualmente ele tem 69 anos de idade e pratica capoeira desde a infância.
Segundo o mestre “O meu primeiro contato com a capoeira foi amor desde a primeira aula, treino capoeira para mim e também é a profissão e o que gosto de fazer”.
Ele conclui ao Rondononiaovivo “A capoeira é a própria cultura e a nossa história, ela é um fênix que sobrevive, a passo lentos mas não para de lutar, esta é a capoeira brasileira.”
O Mestre Xoroquinho foi convidado para o 7º Encontro dos Baluarte e a 4ª Edição do Oscar da Capoeira, que irá acontecer no Rio de Janeiro-RJ no mês de dezembro de 2025.