O futebol feminino vem crescendo e conquistando cada vez mais espaço na mídia e no coração de torcedores. Mas, esse movimento só acontece graças a muita luta e dedicação de atletas e dirigentes apaixonados pela modalidade.
E é essa dedicação e paixão pelo futebol "de meninas" que levou uma das principais referências da modalidade no Estado de Rondônia, a ex-atleta Viviane Andrade, a criar a Associação Esportiva Reação, entidade que, na prática, será a primeira escolinha de futebol feminino de Vilhena.
A ex-atleta não se afastou do esporte após a aposentadoria dos gramados e atuou com treinadora e dirigente. E foi para exercer o cargo de diretora de futebol feminino no Barcelona Futebol Clube que ela mudou-se para Vilhena em 2016.
Com o encerramento das atividades do Barcelona na cidade, Viviane criou, ao lado de Rômulo Dias Jesus, o Reação Futebol Feminino, que ao longo dos últimos anos disputou competições amadoras e conquistou titulos locais, intermunicipais e regionais.
A evolução é marca registrada do Reação. E uma nova etapa começa em 2026. O Reação Futebol Feminino agora é Associação Esportiva Reação. "Entendemos que era hora de dar um novo e importante passo.
Decidimos ampliar nossos horizontes e transformar o sonho em algo ainda maior: a criação da Associação Esportiva Reação. Com a ajuda de um grande amigo, conseguimos formalizar aquilo que sempre esteve no nosso coração e que sempre foi o principal sonho: construir uma base sólida do futebol feminino", explicou Viviane.
A Associação Esportiva Reação irá trabalhar com categorias de base, oferecendo aulas para meninas de 5 a 17 anos. "A realidade é que nunca houve uma base dedicada às meninas. O que existe, em sua maioria, são escolinhas masculinas que abrem pequenos espaços, onde muitas meninas acabam se sentindo desprotegidas, diferentes e, infelizmente, desistem de seus sonhos. Pensando nisso, colocamos no papel aquilo que há muito tempo vinhamos planejando. A Associação Esportiva Reação nasce com o compromisso de oferecer um espaço seguro, acolhedor e dedicado às meninas. Nosso carro-chefe sempre será o futebol feminino", destacou.