JUNINA: Receita de pinhão cozido

O queridinho dos arraias só aparece uma vez por ano - vale a pena conferir o modo de preparo!

JUNINA: Receita de pinhão cozido

Foto: Reprodução de Panelinha

Aproveite porque o pinhão só aparece na feira uma vez ao ano. Tem gostinho de festa junina, mas vale muito preparar para comer em casa. Para descascar, dá para usar um descascador específico, uma faquinha ou até comer direto da casca. Delícia, né?
 

Confira o modo de preparo!

 

INGREDIENTES

- 500 g de pinhão

- 1,5 litro de água

- 1 colher (chá) de sal
 
MODO DE PREPARO
 
1. Coloque os pinhões numa tigela grande, cubra com água e chacoalhe com as mãos para lavar bem e tirar toda a terra e as folhas que estiverem grudadas nas sementes. Retire os pinhões que ficarem boiando na água — eles não estão bons para cozinhar. Escorra a água e repita o processo.
 
2. Transfira os pinhões para a panela de pressão, cubra com 1,5 litro de água e tempere com o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
 
3. Desligue o fogo e atenção: espere toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Com a escumadeira, transfira o pinhão para uma tigela e sirva a seguir.
 
 
DICA PARA DESCASCAR
 
O pinhão deve estar quente para ficar mais fácil de descascar. Você pode usar um descascador específico para pinhão ou uma faquinha de serra — com cuidado, corte a base do pinhão; faça um corte no sentido do comprimento e retire a casca.
 
 
PARA ARMAZENAR
 
Mantenha o pinhão na água do cozimento e armazene na geladeira por até 5 dias. Quando for consumir, aqueça o pinhão na água do cozimento, assim ele não resseca e fica mais fácil para descascar.
 
 
PODE FAZER NA PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA
 
Coloque o pinhão lavado e escorrido na panela de pressão elétrica, adicione a água e o sal. Tampe e programe a panela para cozinhar em pressão alta por 40 minutos. Passado o tempo, a panela vai desligar sozinha e manter o pinhão aquecido. Deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa e servir o pinhão.
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS