Preparar o macarrão é fácil, mas muitas pessoas cometem esse erro que afeta o resultado final
Foto: Reprodução
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O macarrão é um alimento muito versátil que pode ser utilizado no preparo de receitas clássicas como o espaguete ao alho e óleo, um macarrão à carbonara ou com molho bolonhesa, por exemplo.
Embora seja fácil de fazer e fique pronto em poucos minutos precisando apenas de água e sal muitas pessoas cometem um erro simples que pode afetar o resultado final: escorrer toda a água do macarrão. Esse hábito é bastante comum e até faz sentido, mas o TudoGostoso vai te mostrar por que você deve repensar essa prática.
Escorrer toda a água do macarrão depois do cozimento é um hábito comum, mas a água do cozimento pode ser muito útil, pois é rica em amido. Esse ingrediente ajuda a dar consistência e cremosidade aos molhos, além de realçar o sabor da receita.
Mas de onde vem esse amido? Do próprio macarrão. Durante o cozimento, ele vai liberando amido na água, o que explica aquele aspecto esbranquiçado típico. E como a água já foi salgada, reservar uma parte dela também contribui para deixar o prato mais saboroso, sem a necessidade de adicionar ainda mais sal.
A água do cozimento do macarrão pode ser usada para substituir ingredientes como o próprio amido de milho ou a farinha de trigo na hora de engrossar molhos. Por ser rica em amido, ela ajuda a dar mais consistência e uma textura aveludada às preparações, sem alterar o sabor.
Se for preparar um molho branco, por exemplo, basta reservar um pouco da água do cozimento e ir adicionando aos poucos, mexendo bem até alcançar a cremosidade desejada. Essa água também funciona muito bem em molhos de queijo, tanto para massas quanto para saladas, dando um toque especial à receita.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!