Investimento em regime próprio de previdência assegura salário aos aposentados e pensionistas
*A Caixa Econômica Federal (CEF) apresentou proposta de um regime próprio para aplicação de recursos da previdência social ao Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores Municipais de Porto Velho (Ipam).
*Atualmente, 2.131 municípios do Brasil aderiram ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), dentre os municípios está Porto Velho. De acordo com o presidente do Ipam, Manoel Neri, investir em bancos públicos resulta na garantia de recursos para pagamentos de aposentadoria e pensões.
*A CEF disponibiliza a aplicação de recursos nos segmentos de Renda Fixa, Renda Variável e Imóveis. Os três segmentos podem variar na aplicação de 100% até 15% dos investimentos, dependendo da opção escolhida pelos gestores. De acordo com a CEF, o programa apresentado garante solidez patrimonial, pois o capital social é obtido pela União, o que representa o grande diferencial da Caixa.
*O presidente do Ipam afirmou que desde o ano passado, quando assumiu a presidência do instituto, os recursos aplicados, em sua maioria, foram transferidos para bancos públicos e que isso faz parte da política adotada pela atual gestão. “Em menos de 30 dias, após assumirmos o Ipam, transferimos os recursos aplicados em bancos privados para os públicos”, exemplificou Neri.
*Conforme informações da diretoria financeira do Ipam, 80% das aplicações do instituto estão concentradas em bancos públicos e 100% das aplicações em títulos públicos federais, “o que garante o cumprimento fiel expedido pelo Conselho Monetário Nacional e Ministério da Previdência”, ressaltou Manoel Neri.
*Em Porto Velho, cerca de R$ 52 milhões são aplicados em fundo de previdência. “A reserva de previdência garante o recurso para o pagamento de aposentadoria e pensões, por isso a proposta da CEF vai ser bem estudada, para que seja feito o melhor investimento”, destacou Neri.
Segundo o presidente, a proposta da CEF não foi aceita ainda, contudo será analisada com bons olhos, uma vez que os bancos públicos garantem maior solidez. “Vamos escutar propostas de outros bancos ainda”, finalizou o presidente do Ipam.