MINISTÉRIO PÚBLICO ELEGE NESTA TERÇA-FEIRA O NOVO PROCURADOR GERAL
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Como o voto é plurinominal (cada votante tem a opção de escolher até três nomes), os três mais votados pelos membros efetivos da Instituição comporão lista que será encaminhada ao governador Ivo Cassol para que ele, consoante ao que dispõe a Constituição Estadual, escolha um para assumir como Procurador-Geral de Justiça no próximo dia 13 de maio.
*O atual Procurador-Geral de Justiça, José Carlos Vitachi, decidiu não pleitear a reeleição, apesar de a legislação permitir, por entender ser vital para o fortalecimento da Instituição a alternância de poder. Ele garante que honrou os votos dos 67% dos integrantes do Ministério Público que optaram por sua pessoa no ano de 2003. ?Na época daquela campanha, prometi trabalhar em prol do fortalecimento da Instituição. Não fiz outra coisa. Apresentei um plano de metas e o realizei dentro do prisma de economicidade, transparência e respeito aos integrantes do Ministério Público, dos Poderes Constituídos, das Entidades Dirigentes e da população de uma forma geral. Estou gratificado por honrar meu compromisso?.
*Vitachi, nos quase dois anos de mandato, conseguiu manter a harmonia entre os Poderes Constituídos e Entidades Dirigentes, respeitando a independência de cada uma. Porém, no momento em que sentiu a possibilidade do abalo dessa independência procurou os meios legais, amparado pelas Constituições Federal e Estadual, bem como das leis vigentes, para resguardá-la. Durante a atual administração, foram realizados dois concursos para o ingresso na carreira de Promotor de Justiça e está em andamento o concurso público para contratação de 642 servidores para o quadro de pessoal do Ministério Público com a participação de 43.874 candidatos que disputam os cargos de nível superior, fundamental e auxiliar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!