Educação se mobiliza para garantir envio do projeto de Plano de Carreira Unificado à ALE
*Os trabalhadores em educação estaduais, reunidos em assembléia no SINTERO na manhã desta segunda-feira (26/06), decidiram entrar em estado de mobilização para garantir o envio do Projeto de Lei que cria o Plano de Carreira Unificado da categoria à Assembléia Legislativa. A proposta de plano elaborada por uma comissão técnica da SEDUC e discutida com os trabalhadores em educação foi entregue no dia 1º de junho ao secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustosa, com a perspectiva de ser encaminhada ao Legislativo no prazo de uma semana. No entanto, quase um mês se passou e o governo não se manifestou.
*Durante todo esse período o SINTERO manteve contato com o secretário, obtendo sempre a resposta de que o projeto está em poder do governador Ivo Cassol. A presidente do SINTERO, Claudir Mata, disse que tentou conversar com o governador, ficando pré-agendada uma audiência para quinta-feira, dia 29/06 às 15 horas.
*Na assembléia desta segunda-feira os trabalhadores em educação deliberaram por iniciar a mobilização da categoria em todo o Estado e aguardar a audiência com o governador. Após aa conversa da direção do SINTERO com o Chefe do Poder Executivo, nova assembléia será realizada para avaliação e deliberação.
*A implantação do Plano de Carreira Unificado dos Trabalhadores em Educação é uma reivindicação do SINTERO e foi prometida pelo governador. No início de 2005 a SEDUC criou uma comissão formada por técnicos com a finalidade de fazer um estudo e elaborar o texto do Plano Unificado. Portanto, há mais de um ano o assunto é discutido no âmbito do governo estadual. No início deste ano a comissão apresentou uma proposta de texto a ser discutida com a categoria. Diversas reuniões foram realizadas na capital e no interior do Estado, algumas delas conduzidas pela própria SEDUC, visando colher as propostas e sugestões dos trabalhadores, o que deu origem ao texto de consenso. Não se justifica, portanto, a demora do governo em encaminhar o projeto à Assembléia Legislativa.
*Em fevereiro deste ano o SINTERO lançou a campanha salarial 2006, oportunidade em que apresentou ao governo uma Pauta de Reivindicações. O governo deixou de atender à maioria dos itens alegando que vários daqueles pontos seriam discutidos na unificação do Plano de Carreira. Esta foi mais uma promessa, pois, se não quisesse a unificação do Plano, não haveria motivos para que as negociações fossem proteladas.
*Participaram da assembléia, além da direção do SINTERO, o advogado Hélio Vieira, o presidente da CUT/RO, Itamar dos Santos Ferreira, e o deputado estadual Nereu Klosinski (PT). O parlamentar informou aos trabalhadores em educação que já faz junto aos demais deputados um trabalho no sentido de informar os integrantes da Casa de Leis sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei do Plano de Carreira Unificado. Ele disse que quando o governo encaminhar o projeto, a Assembléia Legislativa agilizará a tramitação.