*Se o Tribunal de Justiça acatar o pedido de afastamento de 22 deputados estaduais, seus suplentes devem assumir o mandato. Desses 22 suplentes, três são vereadores em Porto Velho: Ramiro Negreiros (PMDB), David Chiquilito (PSB) e Marinho Melo (PMDB).
*Em 2002, quando ocorreu a eleição para esta legislatura no Parlamento Estadual, Ramiro era do PFL, partido do qual é primeiro suplente. Carlão de Oliveira e Renato Veloso foram eleitos pela legenda e abrem vaga para o vereador assumir mandato na Casa de Leis do Estado. A vaga deixada por Ramiro na Câmara, abre espaço para Emerson Castro voltar à vereança.
*Já David Chiquilito, na época no PDT, é o terceiro suplente do partido, que deixa exatamente três vagas na Assembléia Legislativa com a possível saída de Edison Gazoni, Deusdete Alves e Amarildo Almeida. Dedé de Melo, atualmente prefeito de Guajará Mirim, é o primeiro suplente e Ulisses Borges, de Jaru, o segundo. Se David assumir o mandato no Legislativo Estadual, abre espaço para o Sílvio Gualberto na Câmara Municipal, que é do PSB, atual partido de Chiquilito.
*Na época também no PDT, o vereador Marinho Melo assume caso Dedé de Melo prefira ficar na Prefeitura de Guajará e abre vaga no Parlamento Municipal para Assis Raupp, sobrinho do senador Valdir Raupp, pois Marinho disputou as eleições de 2004 já no PMDB.
*
Veja a lista completa de suplentes