O Ministro do Trabalho Luis Marinho participa nesta terça-feira (19) de um evento relativo ao programa Juventude Cidadã, que será apresentado no auditório da Cadetral. >>>
*O Ministro do Trabalho Luis Marinho participa nesta terça-feira (19) de uma programação especial da Prefeitura de Porto Velho, que dá início ao programa Juventude Cidadã, a partir das 8:00 horas, no auditório da Catedral, na Avenida D. Pedro II.
*O programa cadastrou cerca de 2 mil jovens entre 16 e 24 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo e que nunca tiveram carteira profissional assinada. Os jovens selecionados vão receber um auxílio financeiro de cinco parcelas de 120 reais. A lista dos selecionados será divulgada no local do evento.
O Juventude Cidadã dividiu a cidade em três núcleos: zonas Leste, Sul e Centro. Em cada núcleo vão funcionar sete arcos nas áreas de Administração, com ênfase para auxiliar administrativo, Office-boy, Office-girl e arquivista; e nas áreas de Saúde, Turismo, Artecultura e Telemática, com ênfase para telemarketing, operação e manutenção de computador.
*Durante a visita do ministro acontece um seminário com a participação dos jovens inscritos. Os próprios alunos vão opinar no “Planejamento Participativo”, que definirá a condução dos cursos de acordo com as necessidades e pontos de vista dos inscritos no programa. Nos debates serão discutidos temas como Capacitação Profissional, com palestrante ainda a confirmar, Direitos Humanos e Cidadania, pela mestra em direitos humanos, Fernanda Kopanakis e Políticas Públicas para Juventude pelo coordenador Municipal de Juventude, Samuel Pessoa.
*
Inclusão no mercado
*Um dos compromissos do Programa Juventude Cidadã é colocar 30% dos participantes no mercado de trabalho. Mas para chegar à reta final, ou seja, concluir o curso, o jovem deve passar por todas as etapas que foram divididas em 4 eixos: qualificação, serviço voluntário e cidadania, incentivo a elevação escolar e inserção no mercado de trabalho.
*O prefeito Roberto Sobrinho conta com a parceria dos empresários da capital na execução deste programa. Para inteirar os empresários sobre o programa, o ministro Luis Marinho fará uma explanação sobre o Juventude Cidadã, durante um almoço programado para cerca de 150 pessoas juntamente com a imprensa. O ministro vai contextualizar o programa em todo o país, mas principalmente com a realidade de Porto Velho.
*“O Juventude Cidadã é mais uma parceria que nós temos com o Governo Federal, na tentativa de capacitar melhor os nossos jovens criando mais oportunidades para eles no mercado de trabalho”, disse o secretário municipal de desenvolvimento social, José Carlos Gadelha