*A Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, através da coordenação e turmas do primeiro, segundo e terceiro períodos do curso de Turismo, realizaram nos dias 26 e 27 de setembro a II Semana do Turismo, com o tema ?Turismo e Meio Ambiente: Desafios e Perspectivas para Rondônia. O seminário foi organizado em homenagem a passagem do dia Mundial do Turismo e do Turismólogo comemorado dia 27.
*Órgãos fiscalizadores e empreendedores foram convidados a participar do seminário. Os palestrantes falaram aos acadêmicos e convidados sobre as possíveis possibilidades do desenvolvimento sustentável em Rondônia, mantendo a biodiversidade e preservando todos os cenários cênicos existentes no Estado . A situação atual quanto a fiscalização na região foi o tema mais discutido.
*Para o professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da FIMCA, Antônio Hernandes, as pessoas devem ter consciência de que é possível ter rentabilidade na Amazônia sem destruir a flora natural. ?É preciso haver mais pesquisa. Imagine quantas drogas podem existir na floresta amazônica que ainda são desconhecidas pelo homem e que podem trazer cura para milhões de pessoas?, afirma Hernandes.
*Ivo Benitz, procurador de justiça, falou que aos poucos a população está se conscientizado da importância da conservação da natureza e isso facilita a atuação Ministério Público para cumprir a Legislação Ambiental e o Código Nacional do Meio Ambiente (Conama).
*?O fato das pessoas estarem se unindo em sociedades organizadas, através de ong`s, associações ou cooperativas, é importante para legitimar os pedidos da população? , ressaltou o procurador falando da importância da organização da sociedade.
*Quanto a fiscalização, o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Josenildo Jacinto Nascimento, ressaltou ao público que a legislação ambiental no Brasil é uma das melhores do mundo, ?porém nosso contingente de pessoas e de equipamentos é insuficiente para fiscalizar área tão grande?, justificou o major. ?Dentro das nossas possibilidades estamos sempre em parceria com Ministério Público, Delegacia Ambiental, Sedam e Ibama?, concluiu.
*Alan Mayhone, zootecnista e analista ambiental do Ibama, afirmou o compromisso maior da instituição que é de criar reservas, através de um plano de manejo. ?Nesse plano, poderemos delimitar quais áreas podem ser exploradas para turismo ecológico, pesquisa e zona de exploração?.
*Para a coordenadora do curso de Turismo, Eldelícia Souza o principal objetivo do seminário foi alcançado. ?Os alunos ficaram satisfeitos e o seminário abriu os horizontes deles quanto a real situação dos órgãos fiscalizadores. Eles estão pedindo até que façamos mais vezes encontros com cada representante em sala de aula para que possam expandir mais o assunto?.