*Sentir os aromas da natureza, escutar os ruídos da selva e suas peculiaridades, alimentar-se de seu próprio esforço, seguir rastros e buscar pistas dos que passam nos caminhos das matas, aprender a lidar com as mais diferentes situações onde o homem pode ser um grande herói ou apenas um grão de areia. São 740 alunos do Curso Básico de Formação Policial da capital e 1229 do interior que estão realizando a "Operação Policiais Militares em Área de Selva", uma modalidade do curso de preparação para a Polícia Militar.
*A operação, que começou no dia 31 de outubro e termina no dia 8 de novembro, tem como principal objetivo dotar os alunos de conhecimentos táticos e técnicos que os habilitem a atuarem em áreas de selva, explicou o sub-diretor de ensino, major Vilson de Salles Machado.
*O curso conta com cinco salas de aula na selva e seis pistas de aprendizagem, valendo ressaltar que as salas não são físicas e sim todas ao ar livre. De acordo com o diretor de Ensino, tenente coronel Sergio Jacinto da Silva, nas salas de aula se aprende a obter alimentos de origem animal e vegetal, a prestar os primeiros socorros, a construir abrigos, a rastrear pegadas e a identificar animais peçonhentos, técnica conhecida como "ofidismo".
*Nas pistas, os alunos recebem conhecimento sobre travessia de curso d'água, acuidade visual e auditiva (sons da selva), maneabilidade (transposição de obstáculos), tiro (para treinar reflexo na selva), orientação diurna e noturna (uso de bússola) e patrulhamento, que consiste na busca pelos meliantes.
*A maior preocupação dos instrutores do curso é manter a integridade física dos alunos, ou seja, por mais que essa seja uma fase onde os alunos terão que testar até onde vai seu condicionamento físico e sua sobrevivência na selva, todos contam com assistência médica, caso ocorra alguma situação imprevista. Para isso, no local é mantida uma equipe médica, um posto fixo de atendimento hospitalar e uma ambulância.
*
VEJA TAMBÉM: *
Alunos recebem treinamento na floresta amazônica
*
Amazonas - Vôos cancelados em Manaus