*O embaixador da República Islâmica do Irã, Seyed Jafar Hassemi, cumpre agenda em Rondônia desta quinta-feira até o próximo sábado. A visita tem por objetivos estreitar as relações comerciais, econômicas e culturais entre o seu país e o Brasil, e o estado de Rondônia, por sua localização na região Amazônica, foi o primeiro escolhido pelos iranianos para esse trabalho de aproximação entre os dois países.
*O embaixador foi recebido no começo da tarde, no gabinete do Palácio Presidente Vargas pelo governador Ivo Cassol, que apresentou as potencialidades econômicas de Rondônia e destacou a intenção do estado em estreitar as relações comerciais com o Irã. “Estamos em franco desenvolvimento e queremos buscar parcerias para impulsionar e consolidar o nosso crescimento.* Mas a nossa relação não deverá se resumir apenas a negócios, serão estendidas para outras áreas, fortalecendo a união entre os dois povos”, observou Ivo Cassol, agradecendo ao embaixador pela gentileza de ter escolhido Rondônia para conhecer.
*“Irã e Brasil têm muito em comum. Temos parcerias econômicas e comerciais que movimentam mais de U$S 1,3 bilhões ao ano. O futebol, como no Brasil, é uma das maiores paixões nacionais do Irã e estamos aprofundando as relações para que brasileiros conheçam mais o povo iraniano, e que os iranianos conheçam melhor os brasileiros”, completou o embaixador.
*A série de reuniões do embaixador começou na manhã desta quinta, na Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), onde Seyed Jafar foi recebido pelo secretário Paulo de Tarso, que entregou peças do artesanato e um exemplar de Mad Maria, do escritor Márcio de Souza. Seyed retribuiu os presentes com uma peça em bronze, degustou um café da manhã regional e concedeu entrevistas.
*Seyed Jafar almoçou com representantes do governo estadual e se encontrou com o presidente do Tribunal de Justiça Walter de Oliveira, e com deputados estaduais. Nesta sexta-feira ele terá audiência com o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, concederá entrevistas e fará a abertura da Exposição Cultural Islâmica do Irã, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, na Capital.