Se depender do senador Expedito Júnior (PR/RO), todos os veículos destinados ao transporte coletivo interestadual terão de utilizar dispositivo de rastreamento por satélite, como o GPS. O parlamentar apresentou Projeto de Lei nº 711/2007 para determinar que esse item seja obrigatório. O dispositivo instalado no veículo permite a identificação da sua posição geográfica em tempo real e o envio dos dados de localização para uma estação central onde esteja cadastrado.
O argumento para o senador apresentar o projeto é a alta incidência de assaltos a ônibus interestaduais, principalmente de madrugada. Segundo Expedito Júnior, os mecanismos atualmente adotados pelas empresas transportadoras para enfrentar esses problemas são de detecção tardia, quando o crime já ocorreu.
R20;A introdução do equipamento GPS como item obrigatório não representa necessariamente aumento significativo do preço final dos veículos. Além disso, qualquer despesa adicional com esse equipamento seria mais do que compensada pela provável redução na contratação de segurosR21;, disse o senador.
Expedito Júnior lembrou que o sistema já vem sendo adotado por diversas empresas de transporte de carga, que comprovaram a eficácia da tecnologia na prevenção de furtos, roubos e assaltos.
*
VEJA TAMBÉM
*
Expedito Júnior disse que votou com a consciência
*
Expedito Júnior votou contra a CPMF