Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Centro de Zoonose alerta sobre proliferação de cães no município e esclarece método de sacrifício

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Um dos problemas de Porto Velho está na proliferação de milhares de animais domésticos nas ruas, uma situação que vem causando incômodo em alguns bairros do município, onde a população canina aumentou muito nos últimos tempos. Ataques de cães e disseminação de doenças que podem ser transmitidas por carrapatos e ácaros, que utilizam animais domésticos como hospedeiros também já afetam a saúde pública da capital. Na manhã desta quarta-feira (27) a reportagem do Rondoniaovivo.com esteve no centro de zoonose da capital e conversou com o médico veterinário e chefe do DICAD (Divisão de Controle de Animais Domésticos), Alexandre Ribeiro, que apontou que um dos trabalhos da DICAD diz respeito a remoção e captura de animais domésticos, ou seja, cães e gatos, e elabora programas de vacinação. O veterinário Alexandre Ribeiro comentou a respeito do controle e combate ao crescimento de cães e gatos, e ressaltou: “Só é possível ter um controle se os donos desses animais se conscientizarem em minimizar a reprodução tanto em casa quanto nas ruas”, disse Alexandre.
CARROCINHA E TAXA
O departamento de controle de zoonose tem como objetivo de fazer a remoção de animais abandonados, mas, existem idéias de elaborar um programa para a castração desses animais, o centro de zoonose atenderá pedidos de populares que moram em áreas onde o número é alarmante. Alexandre falou sobre a demanda diária dos animais recolhidos pelo Centro de Zoonose Municipal e explicou que são feitas três capturas por semana com uma média de 25 animais capturados por dia, e disse à reportagem que a ação e composta por cinco auxiliares de serviços veterinários, dois policiais militares, dois motoristas e duas viaturas, mais conhecidas por “Carrocinha”. O prazo para a permanência desses animais recolhidos é de no máximo cinco dias úteis, conforme a lei “53ª” do Código de Postura do Município de Porto Velho. Para aquelas pessoas que queiram retirar seus animais domésticos do canil municipal deveram pagar uma taxa de R$ 43,00 na Prefeitura Municipal ou no Shooping Cidadão.
CAMPANHA
A campanha de vacinação contra a raiva será realizada (26/04), mas para as pessoas que queiram vacinar antes do dia ou depois podem passar no Departamento de Controle de Zoonose da capital que fica na avenida Mamoré n°1120, bairro Cascalheira, onde o atendimento ficará estendido o ano todo.
NOVO MÉTODO DE SACRIFÍCIO
O diretor do Centro de Zoonose da capital, Luiz Fernando Arantes, disse que a câmara de gás do canil municipal está desativada porque é método ultrapassado, pois o departamento oferece um outro tipo de serviço, segundo ele, mais humano, ou seja, uma injeção letal (droga eutanásica) que demora de três a cinco segundos até a morte do cão. Na câmara de gás este processo demoraria um pouco, cerca de três a cinco segundos, pois depende do biótipo de cada animal. Antes os técnicos tinham que abrir a câmara de gás para constatar se o animal estava morto ou não. Hoje com este novo método é muito melhor e prático. A droga letal (eutanásica) conhecida pelos técnicos e médicos veterinários de T61, tem em cada frasco 50ml da droga e custa R$ 370,00. Para cada animal a ser sacrificado são usados 2.9 ml, que, segundo o diretor, é essa a média para animais de porte grande, médio e pequeno. Luiz Fernando disse quando o cão está no seu último momento ele solta a “urina do pavor”, ou seja, é uma forma dele comunicar para outro cão que onde ele está entrando existe o pavor, a morte e o pânico e então aqueles que foram, deixam sua marca através da urina. Luiz Fernando esclareceu que por esse e por outros motivos que configuram mau-trato ou abuso eles estão adotando o novo método.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS