A sinalização feita dias atrás pelo simples observar natural das correntes de ventos, os pássaros e as árvores, mais uma vez tem fundamento comprovado. A nova onda de chega a Rondônia nas próximas horas.
Mais uma massa de ar frio chega a Rondônia provocando acentuado declínio nas temperaturas. As menores devem ser registradas nas próximas madrugadas, nas regiões sul, centro-sul e oeste, onde ficam Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Costa Marques e Guajará-Mirim.
Em menos de 48 horas o ar frio continental chegará às imediações de Porto Velho, também provocando queda de temperatura e intensificação gradativa dos ventos. Em alguns pontos pode ventar forte, o que aumenta ainda mais a sensação de frio.
Para quem gosta desse tempo mais brando a noticia é boa. A erupção de ar frio chega ao sul da Amazônia prometendo temperaturas mínimas próximas de 12°C nas regiões de
Vilhena e
Guajará-Mirim e um pouco mais elevadas no restante do Estado. Na capital pode fazer até 15°C na sexta-feira,
segundo dados do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP.
Abaixo, o boletim de “estado de atenção” formulado pela mesma instituição de pesquisas:
“Nova onda de frio atinge o Brasil
Estado de Atenção
A partir da terça-feira (22/05) à noite uma intensa massa de ar frio atingirá o sul do país. Esta massa de ar de origem polar causará queda significativa das temperaturas e trará condições para geadas por volta da quarta-feira (23/05) no oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (24/05), esse fenômeno se estenderá de maneira mais ampla para quase toda a Região Sul, no centro-sul de MS e no centro-oeste do estado de SP. Na sexta-feira (25/05) o fenômeno de geada persistirá na Região Sul, no centro-sul de MS e no centro-oeste de SP, e se estenderá para o sul de MG e o sul de MT. Espera-se também a ocorrência de friagem em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas, principalmente a partir desta quinta-feira. A onda de frio terá associado um intenso ciclone extratropical no oceano próximo da costa do Uruguai e do RS que provocará ventos fortes em toda a faixa litorânea da Província de Buenos Aires (Argentina), do Uruguai, do RS e de SC. Os ventos médios oscilarão em torno dos 40 Km/h com rajadas que poderão ultrapassar os 100 Km/h.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil
Atualizado: 21/05/2007 11:22”
No inicio da próxima semana, uma nova onda de frio chega ao País e a Rondônia. Será a quinta friagem do ano. É frio seguido de frio!
Antes da segunda quinzena do mês de junho, já existe a possibilidade e pré-visualização de outra friagem em Rondônia, a sexta do ano por volta do dia 06.
VEJA TAMBÉM:
De Olho no Tempo - Rondônia
Dados: CPTEC/INPE – INMET – SIMEPAR – MetSul – MASTER/USP – CCMet-UFPel – Weather Underground – Accu Weather – Weather System – Weather Channel – Nimbus Weather