Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2008) só têm até esta sexta-feira (13) para realizar a inscrição pelo site: www.enem.inep.gov.br
A prova acontecerá no dia 31 de agosto, a partir das 12 horas (horário de Rondônia). Em 2007, Rondônia ficou em primeiro lugar na região Norte.
Podem participar do Exame estudantes que estão concluindo o Ensino Médio este ano ou que já concluíram em anos anteriores. Alunos da rede pública podem retirar a ficha na escola e depois de preenchida entregá-la numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para os que concluíram o Ensino Médio nas escolas públicas. Já os estudantes da rede privada de ensino também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento da taxa de R$ 35, em qualquer agência bancária, antes de enviar a ficha pelos Correios. A isenção pode ocorrer nesse caso, desde que o aluno comprove a carência.
Quem finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do Ensino Médio, pode retirar a ficha direto nos Correios e confirma a inscrição mediante o pagamento de R$ 35.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Anísio Teixeira, os alunos com necessidades educacionais especiais devem declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, como condição para que possam receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses estabelecimentos informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho.
A entrega do cartão com confirmação da hora, data e local da prova está prevista para o dia 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esta data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o Exame.
O exame é de caráter voluntário, e terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. A duração é de cinco horas.
O Boletim Individual de Resultados será enviado aos alunos a partir da segunda quinzena de novembro. Eles também poderão ter acesso pela internet, tendo em mãos o CPF e a senha de acesso. O resultado do Enem é utilizado na seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e também em processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.