O espetáculo apresentado pelos bois Flor do Campo X Malhadinho durante o “Duelo da Fronteira”, que aconteceu no Festival Folclórico em Guajará Mirim de sexta feira (8), a domingo (10), pode ser considerado um dos melhores shows em espaço aberto, do estado de Rondônia. Independente de quem ganhou o troféu de primeiro lugar. O Malhadinho acabou sagrando campeão, com o resultado sendo divulgado já na madrugada dessa segunda-feira.
O Flor do Campo foi o primeiro a entrar na arena este ano.
O bumbá vermelho do bairro Almirante Tamandaré, após alguns transtornos, que muito bem poderiam ter sido evitados pela coordenação, como a iluminação de uma das cabines de jurado. “Nosso boi só entra se colocarem pelo menos uma lâmpada na cabine da jurada Tetê Caetano”, ameaçou o representante do Flor do Campo, Francisco. O trabalho do animador do boi da dona Georgina teve que ser interrompido, porque haviam esquecido de convidar as juradas a tomarem seus lugares nas cabines. Tudo isso, provocou um atraso na entrada do bumbá de aproximadamente duas horas, talvez por isso, a maioria dos brincantes tenham entrado sem muita animação, inclusive o animador. Mesmo assim, o grupo começou sua apresentação dando a impressão de que apresentaria um grande espetáculo, o que em termo aconteceu.
Na realidade, o nervosismo estava estampado, inclusive, nos rostos dos coordenadores.
Apesar do show dos personagens Porta Estandarte, Sandriane Cordeiro; Rainha da Batucada, Sandrine; Cunhã Poranga, Tamires Duran; Sinhazinha da Fazenda, Jamile; Levantador de Toada, Beto Sá; Amo, Mauro e do apresentador Ricardo To na Nigth, muita coisa faltou, para que o espetáculo fosse considerado nota 10.
Dentre as falhas, registradas por todos que marcaram presença na primeira noite do Festival, podemos citar, a falta de destaque na apresentação da toada tema “Nosso Ouro é Vermelho”; adereços de alguns integrantes das tribos caindo e tribo com as penas dos costeiros quebradas. Porém, a que mais pode prejudicar o boi vermelho, é a quebra de uma escultura da alegoria que fazia parte do cenário do ritual “Kuarupe”.
De acordo com a direção do Flor do Campo todas as falhas seriam corrigidas na apresentação da noite de domingo. “Temos algumas surpresas para o domingo”, disse dona Georgina.