Com o mercado mais competitivo, manter em funcionamento um pequeno empreendimento é cada vez mais difícil. Pensando nestes desafios, a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) lançaram o projeto Incubadora de Empresas.
A Incubadora de Empresas de Ariquemes (Inempar) vai ser constituída para ajudar micros e pequenos empreendedores de diversos segmentos. Na Inempar, o interessado vai ser acompanhado por técnicos especializados e ainda poderá reduzir os custos de produção, uma vez que utilizará as instalações e outros benefícios oferecidos pelo projeto.
Para o presidente da ACIA, Donzietti José, a Incubadora de Empresas é uma forma ajudar empreendedores que desejam iniciar uma atividade econômica formal. “Com isso queremos incentivar a geração de emprego e renda. Esta é uma forma de fortalecermos a economia do nosso município”, avalia.
O prefeito Confúcio Moura (PMDB) ficou entusiasmado com o projeto. “Precisamos de iniciativas inovadoras e ousadas. Acredito que a Incubadora de Empresas poderá gerar bons frutos, diminuindo as desigualdades sociais”, resume.
Os esforços são para que a Inempar seja constituída ainda neste ano e em 2009 já esteja ajudando aos empreendedores.
Calçados
Inicialmente, a Incubadora de Ariquemes deverá agregar seis propostas de empreendimentos na área calçadista. Segundo o consultor Antônio Carlos Alberti, que está estudando os mecanismos legais para a instalação da Inempar, este tipo de iniciativa não é inovadora no Brasil. “Já existem vários modelos de incubadoras que estão funcionando e estão ajudando os empreendedores a se manterem no mercado”, diz.
Parceiros
A Inempar vai buscar parceiros entre organismos do poder público municipal, estadual e federal. Empresas privadas também podem contribuir para o desenvolvimento projeto.