Seduc e MPF debatem Projeto Lei que cria carreira pública para professores indígenas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretária de Estado da Educação, Marli Cahulla, recebeu nesta quinta-feira (25), em seu gabinete, a procuradora da República Lucyana M. Pepe de Luca, que esteve na Seduc acompanhada por lideranças indígenas para apresentar à secretária uma minuta do Projeto de Lei que está sendo elaborado pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO), apoiado por outros órgãos públicos, como também por professores indígenas de várias etnias e ONG’s indigenistas. Também estiveram presentes o adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, a gerente de Educação, Sônia Casimiro, e o chefe do Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI)Elizeu Cordeiro Machado.

O projeto prevê a realização de concurso público específico para professores indígenas e de uma carreira pública. Caso o projeto de lei seja aprovado, os professores indígenas terão salários e garantias iguais aos dos professores estaduais não-índios. A situação atual deles é de salários inferiores, contratos em cargo comissionado - sem estabilidade e sem ascensão funcional.
Marli deixou marcada uma nova reunião para apresentar ao grupo as devidas contribuições ao Projeto de Lei, prevista para o próximo dia 9 de março, às 9:00 horas. A procuradora agradeceu à equipe da Seduc, pelo emprenho em oferecer aos povos indígenas uma educação de qualidade e disse estar ansiosa pelo retorno no próximo dia 9.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!