O Escritório Regional de Gestão Ambiental de Ji-Paraná (ERGA/SEDAM) realizou na última segunda-feira (15) o fechamento de um garimpo clandestino no município de Alvorada do Oeste, nas imediações da Linha 10. De acordo com informações, a Sedam de Ji-Paraná atendeu a uma denúncia anônima feita por telefone e solicitou o apoio de Policiais Ambientais para realizar a operação, resultando no desmonte dos motores e cinco pessoas foram presas em flagrante.
Oito pessoas entre eles, fiscais da Sedam e Policiais Ambientais realizaram a operação, na qual foi constatado tratar-se de crime ambiental, pela extração de ilegal de ouro, pois foram encontrados seis conjuntos motobomba instalados no local.
O proprietário da área não tinha autorização para realizar a extração. “Foi providenciado o desmonte dos motores e transportado nos veículos da SEDAM e Policia Ambiental o qual está depositado no pátio do Escritório em Ji-Paraná”, explica o Diretor do Escritório Regional da Sedam.
O proprietário e mais quatro garimpeiros que se encontravam no local foram conduzidos para a Polícia Federal de Ji-Paraná. De acordo com os acusados, o proprietário recebia 20% do ouro extraído da área explorada e o garimpo clandestino estava em funcionamento há cinco meses.