Uma equipe da Justiça Federal estará se dirigindo neste próximo domingo para a região conhecida por baixo-Madeira para levar serviço de justiça às populações ribeirinhas que vivem nas localidades de Cujubim Grande, São Carlos; Nazaré; Papagaio e distrito de Calama. Lá, será realizado o julgamento dos processos do Primeiro Juizado Especial Federal Fluvial do Estado, promovido e organizado pela Seção Judiciária de Rondônia.
Três juízes federais, 09 servidores, 03 defensores públicos federais, uma procuradora do Ministério Público Federal e mais 04 procuradores do INSS, passarão uma semana trabalhando na região.
A justiça vai julgar pedidos de aposentadoria, benefício previdenciário, auxílio-doença e salário-maternidade ajuizados pelos moradores daquelas comunidades. É a primeira vez que a Justiça Federal desce o Madeira para oferecer seus serviços aos cidadãos que vivem à margem de rios, igarapés, lagos e igapós. No comando da jornada jurisdicional do baixo-Madeira estará o juiz federal Herculano Martins Nacif, diretor do Foro e titular da 4ª vara.