O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO), Vivaldo Matos Filho esteve no começo desta semana no gabinete do prefeito de Rolim de Moura, Sebastião Dias Ferraz para discutir as bases do convênio que oficializa o SENAI como gestor operacional do Laboratório de Alimentos construído naquele município, por meio da parceria da Prefeitura e Ministério da Integração Nacional.
De acordo com o diretor do SENAI durante a reunião foram discutidas a forma e quais as bases estabelecidas pelo convênio. Recebemos uma solicitação da Prefeitura no sentido de fazermos um dimensionamento dos técnicos e da operação inicial do laboratório, que tem como objetivo atender, prioritariamente laticínios e frigoríficos com análises físico-químicas e de microbiologia, que hoje são realizados em Curitiba e Cuiabá, gerando alto custo para o industrial.
Matos explica que o laboratório vai ser uma unidade do SENAI e que trará um adicional positivo para que as indústrias do segmento possam melhorar a qualidade dos seus produtos, assim como prepará-los para exportação. "Desta forma o SENAI com sua tecnologia e forma de trabalhar. A implantação do laboratório, com certeza é mais uma contribuição positiva para a indústria rondoniense de alimentos", disse.
O SENAI está abrindo mais uma importante frente de prestação de serviço, que vai complementar a área de ensino de alimentos que o SENAI tem em Ji-Paraná, atendendo com mais competência, abrindo um leque de maiores opções para indústria rondoniense de alimentos. O SENAI está seguindo a tendência do Estado forte na área de alimentos. "Estamos estruturando o SENAI para sermos fortes também neste segmento, e que vai requerer, entre outras ações a contratação de profissionais mais habilitados em gêneros de alimentos para o nosso quadro. Assumiremos novas competências e serão feitos novos investimentos. Ganha o SENAI e consequentemente o Estado", finalizou Matos.
Para o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú passos importantes estão sendo dados para que a indústria de alimentos de Rondônia avance, graças à união de instituições que são peças-chaves para o desenvolvimento do setor, atentas às melhores práticas no país e no mundo. ?O SENAI cumpre seu papel e assume mais uma responsabilidade com a competência habitual. O diretor regional e sua equipe estão de parabéns por mais uma ação que visa contribuir para o crescimento da indústria em Rondônia?.
Representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Rondônia (SINDILEITE/RO), da Associação Comercial de Rolim de Moura, da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Agricultura também participaram da reunião.