Com o grande aumento do desenvolvimento econômico de Ji-Paraná, cerca de 4% ao ano, o grande desafio da população local é ingressar no mercado de trabalho e dos empresários é conseguir mão de obra especializada. Com objetivo de auxiliar no crescimento do
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o grande aumento do desenvolvimento econômico de Ji-Paraná, cerca de 4% ao ano, o grande desafio da população local é ingressar no mercado de trabalho e dos empresários é conseguir mão de obra especializada. Com objetivo de auxiliar no crescimento do município e contribuir com a solução desses problemas relacionados ao mercado de trabalho a Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip) viabiliza o “Banco de Oportunidades”, um setor que busca atender às necessidades de cada cliente com exclusividade, tanto no cadastramento de currículos, quanto na indicação de profissionais para atuar nas empresas credenciadas à associação.

No primeiro semestre deste ano a Acijip recebeu 466 currículos, onde estavam disponíveis 155 vagas, mas apenas 54 pessoas foram contratadas. Segundo Viviane Bindá Lima, Coordenadora do Banco de Oportunidades da Acijip, o mercado de trabalho está exigindo profissionais preparados e qualificados, que se adequem aos critérios de seleção da empresa.
Uma das dificuldades encontradas para a contratação de pessoal, é que muitos dos currículos são preenchidos incorretamente, principalmente quanto a endereços.
As profissões mais procuradas pelas empresas são: motorista, secretária, secretária do lar, pedreiro, departamento comercial, escrita fiscal, venda externa, operador de empilhadeira, soldador industrial, entre outras.
Segundo Marcito Pinto, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), o Banco de Oportunidades é um serviço muito importante, não só para quem está tentando ingressar no mercado de trabalho, mas também para os empregadores que irão receber mão de obra especializada e com perfil adequado às necessidades da empresa.
"O objetivo deste serviço não é somente indicar uma pessoa para o cargo, mas sim estudar a necessidade de cada empresa, o que é uma tarefa bastante difícil. Queremos encaminhar a pessoa certa para que tenhamos um maior número possível de contratações efetuadas. Esse é um dos nossos maiores desafios", explicou. Ainda segundo Marcito, para contribuir com a solução desses problemas a ACIJIP está investindo em software específico e pessoal qualificado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!