Se você pensa que pneu é tudo igual prepare-se para se surpreender. Na prática ele é tão distinto e único que começa a ser planejado quase dois anos antes de chegar ao consumidor.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para entender melhor este “Tempo de Gestação” acompanhe a lista abaixo e veja como é longo o processo de desenvolvimento de um pneu.
24 meses antes do lançamento:
A montadora convoca o fabricante de pneus e apresenta seu pacote de exigências, como peso, medidas, comportamento e custo.
18 meses antes:
Depois de diversas reuniões, chega-se às primeiras amostras e o pneu começa a sair do papel. Várias opções são desenhadas.
14 meses antes:
Estão prontos os primeiros compostos. A partir daí eles começam a ser testados em laboratórios, com provas que vão de testes de resistência a provas de alta velocidade. Há ainda os testes em computador, que depois irão para as ruas, nos primeiros protótipos.
10 meses antes:
As primeiras unidades dos pneus são colocadas nas chamadas “mulas”, protótipos do veículo que será lançado, que já fazem testes de rodagem.
6 meses antes:
O pneu final começa a ser testado já no veículo que será lançado no mercado. Após testes de homologação, o pneu está pronto para ganhar as ruas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!