Um mutirão formado por 25 estudantes da Escola Pólo de Ensino Fundamental e Médio Antônio Carlos, da Linha 81, Km 35, gleba 5, no Projeto de Assentamento Margarida Alves, em Nova União, realizou o plantio de mudas de árvores na área da escola. O objetivo foi proporcionar a diminuição da poluição e suavizar o clima criando sombra e interceptando os raios solares, a fim de melhorar a qualidade das condições ambientais da comunidade.
O P.A. Margarida Alves abriga 254 famílias e tem grande potencial para o ecoturismo devido as suas belezas cênicas e os recursos naturais existentes dentro das reservas florestais. A atividade de arborização foi coordenada pelos extensionistas da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Carlos Aroucha Filho (engenheiro florestal) e Beatriz da Silva Flores (Bióloga).
As 30 mudas arbóreas plantadas, são da espécie de leguminosa bolivianas, típicas para arborização e paisagismo e proporcionará à Escola Antônio Carlos, quando crescerem, sombreamento e ambientação para pássaros. “As árvores diminuirão também a incidência de raios solares, criando um microclima agradável para os alunos e professores dentro da sala de aula”, diz o engenheiro florestal Carlos Aroucha.
Com isso espera-se obter dos alunos uma conscientização da importância das árvores para o meio ambiente, e que eles plantem novas espécies florestais e/ou frutíferas em frente a suas residências e comunidade em que vivem. Foram parceiros dessa ação: Emater, Incra, Prefeitura Municipal de Urupá e Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.