Nem mesmo com a construção de duas hidrelétricas Porto Velho parece se livrar de um antigo problema sofrido por décadas pela comunidade local, a falta de energia elétrica. Um dos serviços básicos mais importantes para a sociedade simplesmente deixou de funcionar a mais de 24 horas em uma região comercial localizada na rua Barão do Rio Branco, Centro de Porto Velho.
Na localidade existem vários tipos de estabelecimentos comerciais, desde pequenos restaurantes até grandes lojas de confecções, todos vivem o mesmo drama.
Segundo um dos comerciantes o prejuízo é de 50% nas vendas já que os clientes preferem se dirigirem a outros locais devido a escuridão e o forte calor. Alguns comércios funcionam a base de geradores que não estão dando conta devido ao grande período de tempo sem eletricidade.
Comerciantes da região alegam que já ligaram pro várias para a ELETROBRÀS Rondônia, porém por mais de oito vezes tiveram suas reivindicações procrastinadas pelos atendentes da empresa. Enquanto isso o prejuízo continua.